domingo, 10 de dezembro de 2017

Viagem UFSCAR Sorocaba

Denise Yukari Iiyama
Bolsista Pibid
IV Ano de Pedagogia 2017

Esse relato conta a trajetória de duas acadêmicas que sonharam viajar, no dia 09 do mês de setembro de 2017, para o I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil: “brincar e o cotidiano das crianças” na cidade de Sorocaba –SP. 

Com nossa sede de buscar conhecimento, unimo-nos com duas professoras que também gostariam de viver a experiência. A viagem teve como destino, primeiramente, a cidade de São Paulo para ampliação de repertório cultural, depois foi concluída em Sorocaba. 
Á espera do dia 11 e 12, antes de nos deslocarmos a Sorocaba, onde ocorreria o I Seminário Internacional, aproveitamos e desfrutamos do tempo vago para realizar alguns passeios e estudos.













Para que isso acontecesse, nos planejamos, a cada mês. guardando nossas economias e sempre “de olho bem aberto” nas promoções de passagens aéreas para a data na qual ocorreria o I Seminário Internacional, pois grandes nomes vinculados a área do curso de Pedagogia estariam presentes, sendo alguns Gilles Brougère, Marcia Gobbi, Suely Amaral Mello e Tizuko Morchida Kishimoto.

Nós, acadêmicas, vimos, com a experiência, a possibilidade de aliar os textos lidos em sala de aula (teoria) com o real, com a prática que eles defendem. Os temas tratados neste Seminário foram de grande valia para nossa formação. “O brincar como linguagem da criança”, “Refletindo sobre brinquedos e brincadeiras na Educação Especial”, “Brincar relações étnico-raciais”, “O brincar e os bebês no contexto educativo”, “Dança e corpo na infância”, “Brincar, infância e gênero”, entre muitos outros relacionados à Educação Infantil.



Além de oficinas disponibilizadas, o evento, contou com mesas redondas para debate dos temas, sessões de comunicações orais e exposição de pôsteres e lançamento de livros.

Além de tantas aprendizagens, não posso aqui esquecer se de citar a primeira experiência da minha amiga, de viajar de avião. A sua “primeira” vez foi uma sensação de medo de alegria, de desespero e agonia. Foi um “vai e volta” da aeronave para a base para manutenção de avião que gerou o maior desespero dela.



  Nossas viagens sempre foram marcadas de muita ampliação de repertório cultural, risadas, lembranças que hoje nos trazem saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário