segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Parlandas e alfabetização: um diálogo importante

Eliane da Silva Dantas
III Ano de Pedagogia 2017
Bolsista Pibid



Durante o ano de 2017, desenvolvemos três sequências didáticas dentro do projeto Trilhas. Na primeira trabalhamos com parlendas,  na segunda com o gênero textual receita e na terceira sequência didática trabalhamos com histórias de acumulação.
Relatarei neste texto como ocorreu a primeira sequência. Nela, crianças de uma turma de Segundo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer participaram de atividades de alfabetização e letramento significativas e que lhes proporcionaram desafios.
          Optamos por trabalhar com parlendas por serem textos da narrativa oral de fácil memorização, que facilitam a criança a dedicar-se a pensar a forma da escrita e da fala. Objetivamos com este trabalho que a turma pensasse sobre a escrita, desenvolvesse estratégias de leitura, e tudo isso permeado por múltiplas linguagens.
          Após a exploração das parlendas por meio de brincadeiras de roda, de pular corda e a recitação dos textos, propusemos atividades envolvendo a leitura e a escrita, entre elas: ditado ao professor de parlendas conhecidas, construção de palavras com alfabeto móvel, localização de palavras no cartaz e montagem de textos fatiados.
         


            
Em umas das propostas, a turma brincou de pular corda com as parlendas “Salada saladinha”, Batalhão lhão lhão”, e outras já pertencentes de seu repertório. E, também, de corre cutia, uma brincadeira de roda com a parlenda “lenço atrás”. Por meio dessas atividades percebemos a importância de proporcionar às crianças a oportunidade de vivenciar experiências que envolvam brincadeiras nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir da brincadeira elas estabelecem relações e combinações.

          


             Pensando nisso, acreditamos que a brincadeira seja uma das ferramentas fundamentais que contribuem para o processo de alfabetização, pois possibilita que as crianças se comuniquem, expressem ideias, estabeleçam regras, troquem experiência e aprendam. Junto a isso, percebemos que o trabalho realizado contribuiu significativamente para o processo de alfabetização e letramento da turma, pois favoreceu que as crianças pensassem sobre a escrita e utilizar estratégias de leitura. Além disso, elas testaram hipóteses e resolveram conflitos cognitivos.




         

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