segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Encontro brincante no Parque dos Ipês

Adriana M. Pizatto
Bolsista Pibid
III Ano Pedagogia 2017

O ano de 2017 foi “recheado” de encontros brincantes e momentos felizes e não podíamos deixar de agradecer aqueles que nos acompanharam ao longo deste ano. Para isso, resolvemos fazer um encontro brincante de encerramento convidando todos que participaram conosco. O lugar foi pensado com muito cuidado e carinho, queríamos algo especial. Decidimos realizar o último encontro brincante do ano de 2017 no Parque dos Ipês, o dia escolhido foi o feriado de 15 de novembro.



Iniciamos as divulgações convidando as crianças via facebook e whatsapp. Estávamos ansiosas, aflitas e indecisas. Algumas Abayomis queriam apenas oferecer brincadeiras e histórias, outras não abriam mão de atividades com arte. Após longas reuniões, decidimos que nosso encontro feliz teria música, arte e literatura.

Os dias se passavam e a insegurança aumentava ainda, levaremos pinceis para 5 crianças ou para 50? E papéis? E tintas? Não sabíamos a quantidade de crianças que participariam nesse dia. Então, tudo foi planejado sem ao certo saber se teríamos crianças ou não.
Finalmente o dia 15 de novembro chegou! O dia amanheceu ensolarado e um céu bem azul. Um dia que nos convidava a ir ao parque. As horas foram passando e a ansiedade foi aumentando cada vez mais.

Às 14h nos encontramos no parque para começar a montar o espaço. Aos poucos tudo foi ganhando forma: um canto para a argila, um canto para massinha, vários cantos para pinturas em papeis e tecidos e até um canto especial para brincarmos com bolhas de sabão gigantes.

Na hora do evento o parque estava cheio e cada vez mais chegavam crianças. Algumas estavam lá especialmente para nosso encontro, outras não sabiam o que ia acontecer. Depois de tudo pronto, e quase na hora de iniciar, uma surpresa acontece, a TV Morena aparece para fazer uma reportagem.
Saímos pelo parque para convidar as crianças que estavam ali para iniciarmos as atividades e, para nossa surpresa e felicidade, logo o espaço que havíamos organizado se encheu, eram crianças e adultos.

O conto escolhido foi “BRUXA, BRUXA VENHA A MINHA FESTA”, de Arden Druce. No decorrer da história, as crianças e adultos cantaram, riram com as personagens e ficaram assustadas com o cardápio da festa. Foi uma emoção contar história para tantas pessoas em um espaço privilegiado pela natureza.



Após a história, convidamos as crianças para brincar, formamos uma enorme roda e brincamos de “casa do Zé”, “ Pemba laka” e “Hoje eu quero andar de um jeito diferente”. As crianças movimentaram, dançaram, criaram jeitos diferentes de brincar e, acima de tudo, se divertiram muito.




Depois de ouvir histórias e brincar, chegamos ao momento mais esperado da tarde: colorir o parque com a magia e pintura das crianças. Dividimos grupos, os quais pintaram em lugares específicos. Outros construir esculturas e brincaram com enormes bolhas de sabão. As expressões faciais das crianças eram inúmeras, alegria e satisfação tomaram conta de todos.





Ao final do dia, nosso sentimento era de GRATIDÃO: gratidão às pessoas que estiveram presentes, gratidão às Abayomis que fizeram tudo aquilo acontecer e gratidão à vida. Fomos para casa com a certeza de que o ano de 2017 terminou com um grande encontro feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário