quarta-feira, 5 de agosto de 2015

UM PROGRAMA QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA PRÁTICA DO COTIDIANO ESCOLAR

Profa. Silvani Vilar
Supervisora PIBID UEMS Pedagogia
30 -07-2015


Professora Silvani em processo de orientação Pibid 2014.



Quero falar um pouco do PIBID Pedagogia, desenvolvido na EM Avani C. Fehlauer, em parceria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, um programa no qual eu tenho prazer em fazer parte e que conquistou seu espaço nesta unidade escolar possibilitando a troca de experiências no cotidiano das crianças e das professoras.
No início, a proposta parecia um estágio como tantos outros que recebemos, uma atividade na qual os acadêmicos vão à instituição fazer observações para, logo após, “aplicar aulas” para cumprir uma exigência do curso superior. Mas, com o passar do tempo, aos poucos, o Pibid conquistou seu lugar e a credibilidade desenvolvendo projetos  que tem trazido resultados satisfatórios e visíveis aos nossos educandos, dia a dia, superando desafios e conquistando o carinho e atenção das crianças. 
Por meio do Pibid, avalio que as acadêmicas  aprendem com os alunos e eles com elas, bem como os professores que compartilham  experiências, o que  tem sido de grande valia para ambas as partes, que descobrem no cotidiano escolar o que é possível e o que se torna  difícil de fazer, buscando, assim, novos caminhos para atingir o resultado esperado.
O Pibid tem se destacado na escola Avani devido ao comprometimento e seriedade que as bolsistas desenvolvem a teoria e prática. Ele está contribuindo para o desenvolvimento da expressão corporal, da oralidade, da leitura, da escrita e da musicalização dos alunos. Podemos perceber nos relatos de professores a qualidade dos projetos e dos resultados alcançados, bem como reação positiva dos alunos e os desafios superados. Crianças, que antes eram introvertidas, que não participavam, que apresentavam  dificuldades para ler e interpretar e hoje,  com a contribuição do Pibid, conseguem realizar e conquistar o que antes  era, para eles, muito difícil.
            Avalio a importância  deste contato e troca que existe entre os futuros profissionais, licenciadas em Pedagogia, com os alunos da Educação Básica. Elas podem  perceber a alegria ou mesmo  as frustações que encontramos no contexto escolar, os desafios, as conquistas, o amor e até a falta deste. Tudo isso faz parte do que chamamos de escola. Um espaço que atende um aluno, que não é simplesmente um ser que está ali para receber e distribuir informações. É um ser completo com suas histórias, dificuldades, habilidades e personalidades. Portanto, nossos futuros profissionais, licenciandas do Pibid, percebem que precisam aprender a lidar com os imprevistos do cotidiano escolar, e que isso não é tarefa nada fácil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário