sábado, 29 de agosto de 2015

Diários de Pibidiana: Leitura na sala de aula


Por Adrieli Bairro Cristan (I Ano Da Pedagogia UEMS)

 No dia 06 de agosto de 2015, quinta-feira, a atividade realizada pelo Projeto Biblioteca Viva foi a de “Leitura Livre”. Nessa atividade levamos livros até às salas de aula das turmas do quarto e segundo Anos do Ensino Fundamental, respeitando as diferenças e necessidades de cada uma. Além de participarem de leitura, objetivamos que as crianças ampliem seu repertório literário, tenham autonomia para selecionar os livros e explorá-los.
Para iniciar a proposta, deixamos os livros à disposição para que os alunos fizessem a seleção para a leitura. Entregamos a eles também uma ficha, na qual deveriam preencher o nome, o ano, o título, o autor e a editora do livro.
A primeira turma atendida na biblioteca foi a do 4º ano. Eram poucos alunos, pois, neste dia, teria reunião de pais e a aula iria acabar mais cedo. Organizamos o espaço para as crianças, com vários livros de diferentes autores. Ao chegarem à sala, lhes explicamos como seria a atividade. Deixamos os livros dispostos no chão, à frente, e direcionamos os alunos para fazerem a seleção.



Assim que fizeram a escolha, as crianças voltavam para suas carteiras e como, estavam em duplas, mostravam para seu colega como era o livro e as imagens. Isso aconteceu várias vezes.
Após a leitura, os alunos ainda contavam a história do livro que haviam lido para os colegas. O que chamou a atenção é que eles mostravam a obra e diziam: “olha, esse é legal, depois pega para você ler”.
A segunda turma que atendemos foi a do Segundo ano do EF. Chegamos à sala e propusemos a atividade. Atendendo um pedido da professora, organizamosos alunos em duplas, pois nem todos dominam a leitura. As duplas foram montadas pela professora para que pudessem se ajudar. As crianças entraram em acordo para fazer a seleção dos livros que iriam ler. Depois, leram ajudando uns aos outros, sorrindo com as histórias engraçadas, mostrando para os colegas, de outras duplas, como o livro que eles escolheram era interessante.




Avaliando a experiência, observo que as crianças, além de ampliarem seu repertório literário, tiveram a oportunidade de selecionar os livros, de explorar, e também tiveram autonomia de poderem decidir quais livros queriam ler. Isso fez com que elas percebam o livro como um todo e se surpreendessem com suas escolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário