quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Diário de Pibidiana: Poema Bernardo



Eliane da Silva Dantas (I ano da Pedagogia)

No dia 01/09/2015, na Biblioteca Viva, seguindo com o gênero poético, escolhemos os poemas de Manoel de Barros para explorar com as crianças. O autor, através de suas poesias, retrata as características de nosso estado.

Para isso, escolhemos do livro “O Fazedor de Amanhecer” o poema “Bernardo”, o qual relata de uma forma poética a vida e a morte de um senhor que se relacionava de uma maneira especial com os animais. Utilizamos também o CD Crianceiras – Poesias de Manoel de Barros, que contém os poemas musicados por Márcio de Camillo.




Conhecendo o poema.

            Apresentamos Manoel de Barros às crianças, falamos da trajetória de sua vida, e sobre o que ele mais gostava de escrever. As crianças ficaram surpresas quando souberam que o poeta que iríamos trabalhar é daqui da nossa região. Grande parte dos alunos não conhecia seus poemas.


Em seguida, apresentamos o poema, ”Bernardo”. Após a declamação do mesmo, socializamos sobre o seu contexto. Perguntamos por que Manoel fala que Bernardo virou passarinho e foi para o meio do cerrado ser um Araquã. Um aluno respondeu: “Porque ele virou um anjo”, indicando que compreendeu que o autor, de uma forma poética, retratou a morte de seu grande amigo.



            Após a socialização do poema, projetamos o vídeo do poema cantado. As crianças cantaram acompanhando a letra em uma folha. Ao final, pediram para repetir. Foi notável o entusiasmo do grupo.




           
Como atividade do poema, propusemos para as crianças confeccionarem as borboletas e os passarinhos, que iam e voavam para o paletó e para o chapéu de Bernardo, com desenhos.

Confeccionnado as borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário