quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Apresentação de pesquisa Pibid


Os resultados da pesquisa, "A contribuição do Projeto Trilhas para a alfabetização de crianças com deficiência: reflexões do Pibid UEMS, foram apresentados na tarde de hoje no  Encontro de Educação da Ufgd. 



Parabéns à professora Débora Militão Trindade pela brilhante apresentação.



 O estudo descreveu uma pesquisa que investigou a contribuição do Projeto TRILHAS no processo de alfabetização de uma criança matriculada em uma Sala de Recurso Multifuncional. A experiência ocorreu, no ano de 2013, em uma escola da cidade de Dourados.
Como metodologia, desenvolveu-se a sequência didática do Caderno de Orientação TRILHAS “Histórias de Repetição”, com apoio da obra “Bruxa, Bruxa, venha à minha festa”. Respeitando as concepções do TRILHAS, propôs-se no planejamento adaptações que desafiaram a aluna a superar algumas sequelas oriundas da paralisia cerebral. O percurso foi registrado por meio de diário de bordo, bem como de imagens fotográficas e de gravações de áudio. Os dados foram analisados tendo como fundamentação estudos de autores que dialogam com a abordagem construtivista de educação. 
Como resultado, evidenciou-se a contribuição do TRILHAS para inserir crianças com deficiência à cultura escrita, pois, favoreceu a participação da aluna nas atividades, uma vez que ela teve oportunidades para pensar o texto, criar hipóteses, ler e construir palavras. Desse modo, verificou-se que as adaptações realizadas no planejamento revelaram-se fundamentais, visto terem ampliado o envolvimento da criança no processo de alfabetização da criança, que reconheceu em si capacidades até então despercebidas.



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