domingo, 12 de julho de 2015

´Diários de pibidiana: Projeto Trilhas Parlendas


Por Jéssica Dias Dias Gomes Garcia e Amanda Ladislau
Bolsistas Pibid do III e II Ano da Pedagogia

Este texto apresenta a atividade número 03, integrante da sequência didática de do Projeto Trilhas Parlendas, desenvolvido com a turma de segundo ano do ensino fundamental, no dia sete de abril. 

Imagem 01: Leitura deleite antes do desenvolvimento da sequência didática Trilhas.
Arquivo Pibid, 2015.

Para a atividade, o Caderno Trilhas indica que as crianças “[...] recitem oralmente parlendas, a partir de três momentos: 1) professor e crianças recitam juntos, perguntando e respondendo; 2) crianças perguntam e professor responde; 3) crianças dividem-se em duplas (uma pergunta e a outra responde) (BRASIL, 2011a). Considerando essa orientação, e, respeitando as necessidades da turma, propusemos algumas adaptações: organizamos a parlenda “Cadê o Toicinho que estava aqui? ” em uma folha para que cada criança criassem a sua parlenda. Antes disso, brincamos com o texto.




Imagens 02 e 03: crianças brincando com a parlenda. Arquivo Pibid, 2015.

A professora Giana leu o texto para as crianças, observando a entonação, para que elas pudessem entender. Depois, desenvolveram a atividade individualmente. Muitos alunos pediram a nossa ajuda, outros fizeram do seu jeito. Das produções surgiram várias parlendas diferentes. Percebemos que algumas crianças não conseguiram formar palavras sem nossa ajuda e que outras já estão no estágio silábico alfabético e no alfabético. Essas percepções nos ajudaram a pensar e planejar as atividades, levando em consideração as necessidades de cada indivíduo.

Imagem 04. Criança redigindo seu texto. Arquivo Pibid, 2015.

Avaliando a atividade, ponderamos as adaptações propostas no Trilhas, ao percebermos que as crianças já sabiam distinguir os papéis na recitação e que respeitavam os momentos de pergunta e resposta,  pedindo que elas reescrevessem a parlenda, foi uma decisão acertada, pois elas criaram uma nova sequência para o texto, o reescreveram adaptando-o conforme a imaginação.

Texto de uma criança. Arquivo Pibid, 2015.


Referências

BRASIL, Caderno de orientação parlendas. Trilhas. v. 2, São Paulo: Ministério da Educação, 2011.

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