Por Jéssica Dias Dias Gomes Garcia e Amanda Ladislau
Bolsistas Pibid do III e II Ano da Pedagogia
Este texto apresenta a
atividade número 03, integrante da sequência didática de do Projeto Trilhas Parlendas,
desenvolvido com a turma de segundo ano do ensino fundamental, no dia sete de abril.
Imagem 01: Leitura deleite antes do desenvolvimento da sequência didática Trilhas. Arquivo Pibid, 2015. |
Para a atividade, o
Caderno Trilhas indica que as crianças “[...] recitem oralmente parlendas, a
partir de três momentos: 1) professor e crianças recitam juntos, perguntando e
respondendo; 2) crianças perguntam e professor responde; 3) crianças dividem-se
em duplas (uma pergunta e a outra responde) (BRASIL, 2011a). Considerando essa orientação, e, respeitando as necessidades da turma, propusemos algumas adaptações:
organizamos a parlenda “Cadê o Toicinho que estava aqui? ” em uma folha para que
cada criança criassem a sua parlenda. Antes disso, brincamos com o texto.
Imagens 02 e 03: crianças brincando com a parlenda. Arquivo Pibid, 2015. |
A professora Giana leu o
texto para as crianças, observando a entonação, para que elas pudessem
entender. Depois, desenvolveram a atividade individualmente. Muitos alunos pediram
a nossa ajuda, outros fizeram do seu jeito. Das produções surgiram várias
parlendas diferentes. Percebemos que algumas crianças não conseguiram formar
palavras sem nossa ajuda e que outras já estão no estágio silábico alfabético e
no alfabético. Essas percepções nos ajudaram a pensar e planejar as atividades,
levando em consideração as necessidades de cada indivíduo.
Imagem 04. Criança redigindo seu texto. Arquivo Pibid, 2015. |
Avaliando a atividade, ponderamos
as adaptações propostas no Trilhas, ao percebermos que as crianças já sabiam
distinguir os papéis na recitação e que respeitavam os momentos de pergunta e
resposta, pedindo que elas reescrevessem
a parlenda, foi uma decisão acertada,
pois elas criaram uma nova sequência para o texto, o reescreveram adaptando-o
conforme a imaginação.
Texto de uma criança. Arquivo Pibid, 2015. |
Referências
BRASIL,
Caderno de orientação parlendas.
Trilhas. v. 2, São Paulo: Ministério da Educação, 2011.
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