segunda-feira, 20 de julho de 2015

O que as paredes revelam acerca da biblioteca


No início do ano de 2015, a biblioteca da Escola Avani estava parcialmente desativada,  utilizada, principalmente, para armazenar o rico acervo, oriundo do Governo Federal, pouco acessível aos alunos e professoras. Em parceria, e com autorização da bibliotecária e da gestão, as pibidianas Juliana e Eliane reorganizaram o espaço, classificaram as obras a partir de critérios, sob a supervisão da Profa. Supervisora Kátia.
Antes mesmo de essa organização ser concluída, elas iniciaram as atividades no espaço, que, despretensiosamente, reservou momentos para contações de histórias para turmas que agendavam seu horário na hora do recreio.
Com o passar do tempo, as atividades se ampliaram e a bolsista Adrieli integrou o grupo. O acervo foi "descoberto" e favoreceu a organização de novos horários para atender um maior número de crianças, além de manter as contações para outras turmas durante o recreio.


Horário do I Semestre.


Ao final do semestre, as paredes da “Biblioteca Viva”, e do seu entorno, revelam as atividades e os autores que impulsionaram uma mudança no ambiente. Ruth Rocha, Ricardo Azevedo e Ana Maria Machado, conquistaram o interesse e o respeito das crianças e motivaram o planejamento de  muitas atividades, indicando que realmente o ambiente está funcionando.

Autores mais explorados no semestre.


Produções das crianças..muitas linguagens presentes...



Brincando com canções, parlendas e trava-línguas




Produção de história pelas crianças a partir de obra de Ziraldo.



Atividades resultantes de leituras da obra: “Só um minutinho”

Muitas conquistas ainda precisam ser efetivadas, não negamos, e estaremos constantemente na busca de superar os problemas e os desafios. 
Contudo, constatamos tantas transformações, muitas vezes desperpercebidas, mas fundamentais, como a colaboração das crianças para chegarem à biblioteca, sem correr, atendendo às regras da escola; sua ansiedade por participarem das atividades; a preocupação das turmas em preservar o espaço (proteger o tapete, um importante aliado no trabalho, que, por fim, foi conquistado); a permissão da gestão para utilização de  espaço ao lado da sala dos professores, o qual denominamos extensão da biblioteca, para favorecer que as crianças trabalhem em grupos; a inclusão da docente Elisângela como voluntária no grupo... e, finalmente, a conquista e a confiança da parceria das professoras do Avani.
As aprendizagens das bolsistas estão sendo evidenciadas a cada dia: a ampliação do repertório cultural (a descoberta de autores e títulos desconhecidos); a construção da autonomia nos planejamentos e nos momentos com as crianças; a desenvolvoltura no decorrer das atividades (desde a exploração da obra por dentro e por fora, até o seu conteúdo escrito ou ilustrado). Isso sem mencionar o trabalho colaborativo e a presença de muitas linguagens atreladas às obras lidas....
Quem diria que o Pibid iria conseguir que as crianças promovessem um diálogo entre Ziraldo e Vinícius de Moraes? Pois é, tudo isso ocorreu numa biblioteca que está, a cada dia, mais e mais viva.....
Parabéns ao grupo de Pibidianas da UEMS por terem ajudado “ dar vida” à biblioteca Avani e gratidão às professoras da Escola que estão contribuindo para que isso se torne uma realidade.

Eliane, Juliana e Adriele


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