quinta-feira, 18 de junho de 2015

O que é que tem na sopa do neném?

"O que é que tem na sopa do neném?", foi uma sequência didática desenvolvida com as crianças da Educação Infantil, que utilizou como apoio a canção de Paulo Tatit e Sandra Peres (palavra Cantada).

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três...



O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha?
Será que tem balinha!?
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?!
É um, é dois, é três...



O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete?
Será que tem sorvete!?
Será que tem berinjela?
Será que tem panela!?
É um, é dois, é três...



O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca?
Será que tem minhoca!?!
Será que tem jacaré!?!
Será que tem chulé!?!
É um, é dois, é três...



O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem alho-poró?
Será que tem sabão em pó?!
Será que tem repolho?
Será que tem piolho!?
É um, é dois, é três...



O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem caqui?
Será que tem javali?!
Será que tem palmito?
Será que tem pirulito!?
É um, é dois, é três...



O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?


As atividades, desenvolvidas pelas pibidianas Maiara, Mirlene e Larissa, favoreceram às crianças brincar com diferentes linguagens; ampliar seu repertório; explorar as propriedades do som e testar e ampliar estratégias de leitura e escrita:

-escuta da canção, com e sem apoio do CD;
- leitura "com os dedinhos"
- construção e leitura de cartaz ;
- cantar com apoio de instrumentos e de uma banda da cozinha;
- pesquisa de receitas de sopas;
- cartaz com lista de ingredientes de sopa;
- desenho
- brincar de mímica de fazer sopas;
- tomar sopa;
- construir a receita da sopa da sala e levar à cozinha.

Explorando a canção com apoio de material.
O ritmo da canção e  os instrumentos.


Cantando com a Banda da Cozinha, sugestão da Julia (de rosa, à direita)

Cartaz construído pela turma.

Quais os ingredientes são os da sopa?

Desenhando a receita.

Degustando......






Nenhum comentário:

Postar um comentário