quinta-feira, 18 de junho de 2015

Biblioteca Viva. Juliana Mazini



Por Juliana Mazini
(Discente Pibid UEMS)

O Pibid/UEMS da Escola Municipal Avani C. Fehlauer, em Dourados (MS), que desenvolve projetos voltados à área de alfabetização, do letramento e da musicalização, também trabalha intensamente para colaborar com a formação do sujeito leitor por meio do “Projeto Biblioteca Viva”.








Acreditando na importância da literatura como instrumento de emancipação do sujeito, o referido projeto desenvolve ações com seis turmas de crianças do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, dois dias por semana, realizando leituras de livros de diversos gêneros textuais, explorando as culturas do Brasil e do mundo, conhecendo autores, possibilitando que o leitor aprenda a se relacionar com os livros, a ler e a encantar-se com o vasto universo que as obras carregam. Somado  a isso, os leitores protagonizam momentos de leitura e compartilham descobertas com os colegas, tecendo uma rede de aprendizagens coletivas.




Com o desenvolvimento da “Biblioteca Viva”, no início de 2015, observamos mudanças significativas no comportamento leitor dos alunos bem como no comportamento leitor das professoras pibidianas em formação. O Pibid/UEMS promove ações de formação inicial para a docência que extrapolam conhecimentos da sala de aula, veiculados na universidade, mas que estão diretamente ligados à realidade da escola básica. O Pibid forma o professor reflexivo sobre a sua própria prática a partir da união com a teoria.

Nesse contexto, ressaltamos o impacto do programa na escola, que vem a cada etapa, revelado na aprendizagem dos alunos e a troca de conhecimentos entre a universidade e professoras, o que reflete ações importantes de formação continuada.

Em relação à UEMS, destacamos a formação de professores capazes de refletir sobre sua ação. Por fim, o Pibid valoriza a profissão docente porque compreende a relevância do conhecimento do professor da escola na formação do professor iniciante.


O grupo que atua na biblioteca escolar, desenvolvendo o Projeto “Biblioteca Viva”, é composto por uma professora supervisora, parte do corpo docente da escola, que contribui com a sua experiência e conhecimento da prática, e por acadêmicas de Pedagogia (duas bolsistas e duas voluntárias), que estão comprovando o impacto do programa para sua formação inicial. 

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