terça-feira, 17 de março de 2015

Oficina: Jogos de linguagem Projeto Trilhas de alfabetização

Dias 17 e 19 de abril realizamos estudos voltados à alfabetização. Para isso, conhecemos o Projeto Trilhas.


A experiência de hoje nos ensinou que a exploração com os jogos de linguagem favorece a atenção das crianças para as estruturas sonoras e gráficas das palavras. Os jogos com/sobre a linguagem possibilitam a ampliação do vocabulário; a compreensão do sistema de escrita alfabética; a percepção da lógica da relação entre som e grafia e a desenvolver a consciência fonológica (palavras formadas por diferentes sons/ grupos de sons e que elas podem ser segmentadas em unidades menores).

Os jogos de linguagem permitam que meninos e meninas reflitam a respeito da língua em situações de uso e  que vivenciem a metalinguagem (linguagem usada para descrever outra linguagem; a linguagem descreve a si mesma) e a metacognição (levar cada aluno a discutir e a pensar sobre como faz as coisas, sobre como aprende). 


Explorando os Jogos de linguagem Trilhas. 

São muitas as possibilidades de se jogar com a linguagem e sobre a linguagem, e cada tipo de jogo favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos no aprendizado da língua. Os  jogos que priorizam os aspectos gráficos/alfabéticos exploram o significado e vocabulário e  apresentam a possibilidade de trabalhar com os aspectos morfológicos (estrutura das palavras).

Pontuando as aprendizagens que eles favorecem às crianças. 

Jogos que exploram os aspectos sonoros: compostos de palavras (fonemas e sílabas) a serem construídas, contudo, não estão limitados a isso pois também existe apoio escrito. O objetivo é que as crianças possam compreender que as palavras são sequências de sons representados graficamente e reflitam sobre os aspectos gráficos e alfabéticos.

Descobrindo opções para que a proposta desperte desafios. 

Jogos que focalizam aspectos gráficos/alfabéticos: favorecem a relação entre o oral e o escrito; são pautados em situações em que as crianças pensam a respeito da representação gráfica, sobre os elementos iguais/diferentes das palavras e sobre as letras/partes que as compõem. Com isso, elas analisam a língua a partir de sua representação gráfica e sua relação com o sonoro.

Identificando demandas pra explorar o material com as crianças.

 Jogos que destacam aspectos morfológicos:  no jogo Bichos malucos, as crianças criam novos nomes/significados a partir da estrutura de diferentes palavras.

Criando novas formas de jogar.  


Jogos que priorizam os aspectos de significado e vocabulárioas crianças analisam a língua a partir do significado que as palavras e expressões trazem. São desafiadas a encontrar palavras que significam o contrário de outra ou identificar aquelas que pertencem ao mesmo campo semântico (dias da semana, frutas etc.). Tais jogos favorecem que elas compreendam os diferentes usos e significados das palavras e têm como objetivo explorar o léxico ligado a determinadas situações.

(Fonte: Caderno Trilhas de Jogos).

Um comentário: