quinta-feira, 19 de março de 2015

Oficina: Estratégias de leitura

É possível ler  antes de dominar o código convencionalmente? 
Como favorecer às crianças e adultos em fase de alfabetização experiências de leitura, respeitando seus saberes e lhes oferecendo desafios? 

Este foi o tema da oficina "Estratégias de Leitura", ocorrida hoje.



Aprendemos que a leitura é um processo no qual a criança age ativamente para construir o significado do texto e que suas expectativas, conhecimentos prévios, características do gênero são aportes que devem ser considerados pela escol para superar concepções que postulam que ler é extrair informações do texto escrito decodificando.



Também discutimos a decodificação é apenas um dos procedimentos que utilizamos para ler e que as estratégias de leitura favorecem o processo: antecipação, inferência, verificação e seleção.




Assim como ocorre com as crianças, as alunas Amanda e Natália (primeiro e segundo ano da Pedagogia 2015) receberam apoio da Profa. Vanessa, egressa PIBID,  docente na EM Avani C. Fehlauer.


Para compreendermos como as crianças pensa, suas hipóteses de escrita e planejarmos atividades desafiadoras, inclusive, nos apoiando no Projeto Trilhas, a ser desenvolvido no Pibid, precisamos, primeiramente, discutir concepções de alfabetização na perspectiva construtivista.

Nesse contexto, conhecer e analisar  escritas de sujeitos não alfabetizados para conhecer suas hipóteses e planejar atividades desafiadoras é o maior desafio.




Na discussão do vídeo da TV Escola: Ler sem saber ler, conhecemos possibilidades de práticas articuladas com as discussões teóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário