terça-feira, 10 de maio de 2016

Um, dois, três, é a sua vez.... parlendas na Biblioteca Viva

Dia 04 de maio. Biblioteca Viva....Sequência didática Parlendas em andamento.


Natália retoma o vivenciado no encontro anterior.
Sim, as crianças relembram e percebem o retorno da "Caixa Misteriosa"...
- O que tem na caixa  hoje?
- O livro do Dudu. Disseram as crianças.
- E quem lembra o que é uma parlenda de tirar?
- É de ficar fora do jogo.....





Assim começa a manhã do Terceiro Ano, na Biblioteca Viva.
De dentro da caixa surge um piano e, imediatamente, as crianças em coro:
 "Lá em cima do piano tem um copo.." Divertiram-se todos.




 A brincadeira proposta é: a partir do Livro Salada Saladinha, ler uma parlenda para um colega.
- Quem começa a brincadeira?
- Vamos resolver com uma parlanda, claro!

Saulo é o sorteado. Escolhe uma parlenda que domina de memória, o que facilita sua participação. Depois, um a um, a brincadeira envolve a todos.

Felipe lê uma parlenda que trouxe de casa.
Saulo lê duas parlendas do livro emendadas, sem perceber. A intervenção das crianças e das pibidianas o ensina que o livro oferece várias parlendas na mesma página e ele reavalia a estrutura da obra.

No momento que Saulo lê:
"1,2,3, saco de farinha...", as crianças relacionaram o texto com a fábula e discutem que são gêneros diferentes.






Hoje as crianças foram à biblioteca, mas, o que aprenderam? Elas:

- leram e leram para alguém;
- venceram a timidez;
- leram sem saber ler (de memória);
- aprenderam parlendas;
- ampliaram repertório de palavras (arreliar, foi uma das palavras novas)
- perceberam que existem versões da mesma parlenda nas diferentes regiões do Brasil;
- socializaram versões "ousadas" de parlendas, com palavras "impróprias" (" bunda pra cima")
- utilizaram entonação e perceberam como ela é importante;
- Utilizaram parlendas com significado real (função social);
- aprenderam o conceito de parlendas
- apoiaram o amigo na sua hora de ler;
- esperaram a vez;
- ouviram e foram ouvidos.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário