segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Diários de pibidiana: “Professora aqui é muito legal!”, “Nós podíamos vir na quarta, na quinta, na sexta!!!”.

Natália da Silva Oliveira (I Ano de Pedagogia)

Hoje, chegando à sala de brincar, observei algo que não havia observado nos dias anteriores. Pude mudar minhas conclusões, inseridas no relatório anterior, a respeito de que as crianças brincam com qualquer tipo de brinquedo posto que, ao chegar na sala, as meninas correram para a cozinha “cor de rosa” e para as bonecas, e os meninos ficaram na casinha de madeira e com os legos, os quais não prevalecia a cor de rosa.
Logo vi que não era com todo o tipo de brinquedo que as crianças brincavam e que para além do brincar, o brinquedo traz representações, significados e indica conceitos por apenas apresentar uma cor, exemplo a cor rosa, no caso dos meninos, por ser uma cor considerada pela sociedade como “feminina”.
Mas com o passar do tempo na sala, notei que essa relação com os brinquedos ocorria somente no início. É que depois um tempo nalguns meninos foram para a cozinha “cor de rosa” juntamente com as meninas, fazendo comidinha, fazendo o bebê dormir no carrinho.
Encontrei também meninas na casinha de madeira, mobiliando-a com alguns meninos: “Você é o papai e eu [sou] a mamãe!”. Algumas crianças nem se importavam mais com a cor do brinquedo, até um dos meninos quis levar a geladeira rosa da cozinha para brincar, mas as meninas não deixaram... Enquanto isso, dois meninos do outro lado da sala estavam encantados com o “sapo e a sapa” de pelúcia, que repararam neste dia. Observei também um menino que ficou a maior parte do tempo explorando um pote de pulseiras e colares. Ele estava encantado, curioso e parecia que queria colocar em si mesmo, o que talvez não fez por vergonha dos colegas.

Este dia foi curto, mas de muito aprendizado, em virtude das variadas reações das crianças no espaço. Concluímos que a ideia de organizar o espaço nos momentos de brincar, de forma a aproximar os brinquedos “intitulados”, principalmente pelas cores, como de meninos e de meninas, pode contribuir de alguma forma para que as crianças se aproximem entre si.

Meninos explorando a casa de madeira.


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