segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Diário de pibidiana: Manoel de Barros e seus poemas

Eliane da Silva Dantas (I Ano de Pedagogia)


No dia 29 de agosto trabalhamos com outro poema de Manoel de Barros. Desta vez o escolhido foi “Linhas Tortas”, o qual fala de um menino que gostava do diferente, sonhava em ter uma perna mais curta para que todos olhassem para ele, assim como acontecia com o farmacêutico.
            Declamamos o poema. Em seguida, socializamos com as crianças sobre seu contexto.  Perguntamos por que o menino gostaria de ter uma perna mais curta. Uma aluna do segundo ano disse: “É pra todo mundo olhar pra ele”. Outro comentou: “Porque ele achava legal andar assim”
Após a socialização, projetamos o poema cantado. Durante a exploração da música, pedimos para as crianças se levantarem e andarem com a mão em um joelho, deixando a perna reta, para vivenciarem a sensação de andar com uma perna mais curta. Elas apreciaram a proposta, pediram para repetirmos a música várias vezes.
No encerramento do planejamento, confeccionamos com as crianças pé-de-latas, para também vivenciarem a experiência de andar com uma perna mais curta. Produzimos este material com latas de tamanhos desiguais, para produzir o som “toc ploc, toc ploc”, onomatopeia presente no poema.

Avaliando, parece que estamos alcançando os objetivos da Biblioteca Viva, de proporcionar o contato com diferentes gêneros textuais. No caso do poema, de uma forma prazerosa para as crianças com atividades lúdicas. Ampliamos, ainda,o repertório de poemas das crianças e o nosso também. 


Explorando o poema de Manuel de Barros.

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