terça-feira, 31 de outubro de 2017

Pesquisa Pibid no Enepex 2017

Nos dias 03 e 04 de outubro de 2017, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizaram o IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENEPEX 2017.

 Na ocasião, a bolsista Suzana Cançado apresentou sua investigação acerca do Pibid UEMS da Escola Avani C. Fehlauer, orientada pela coordenadora de área da Pedagogia na referida escola:


O estudo de Caso investigou a avaliação de duas professoras, egressas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados, acerca da contribuição do Projeto Trilhas para a construção do seu fazer docente e para a aprendizagem das crianças. 

As professoras que participaram do estudo foram bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid, nos anos de 2012 a 2015. 

Para desenvolver o estudo, a pesquisadora, inicialmente, participou das atividades do Pibid, na Escola Municipal Avani C. Fehlauer, localizada em Dourados–MS, durante seis meses, no ano de 2016, para conhecer o material e como ele pode ser aplicado no trabalho com as crianças. No segundo semestre, a acadêmica realizou estudos teóricos do material Trilhas e de autores construtivistas. Posteriormente, foram aplicados questionários, com perguntas estruturadas e semiestruturadas, com as colaboradoras do estudo, seguido da tabulação dos dados, da análise e da construção de relatório. Foram definidas e analisadas algumas categorias: qual sequência didática Trilhas vivenciada no Pibid foi significativa para as bolsistas e o motivo; sua avaliação sobre a viabilidade de utilizar o Trilhas na sala de aula regular; as experiências das professoras com o Trilhas após a conclusão do curso de Pedagogia; a contribuição do Trilhas para a formação das professoras alfabetizadoras; a contribuição do material do Trilhas para a aprendizagem das professoras relacionadas ao planejamento de propostas ligadas à alfabetização em uma perspectiva construtivista; quais conteúdos veiculados no curso de Pedagogia estabeleceram diálogo com os teóricos do material enviado pelo MEC. 

Como resultado, a pesquisa revela que o Pibid Pedagogia UEMS foi importante para a construção do fazer docente das professoras e que o uso do material Trilhas como apoio nesse processo contribuiu muito com o resultado, pois ajudou-as na construção autônoma do fazer docente na alfabetização, tornando-as capazes, agra como docentes, de relacionar teoria e prática para planejar sequências didáticas calcadas em uma postura construtivista sem precisarem consultar o material. 

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