terça-feira, 31 de outubro de 2017

7º Encontro brincante Pibid Abayomi



Alice dos Santos Brasileiro
(Bolsista Pibid Abayomi II Ano de Pedagogia UEMS)

Sábado, 28 de outubro de 2017, realizamos o 7º Encontro Brincante Abayomi com entusiasmo e nervosismo para que se ocorresse tudo certo, pois tínhamos muitos desafios.



Nós planejamos diversas atividades e tivemos como objetivo explorar a obra de Keith Haring, ampliar o repertório cultural das crianças, brincar, construir autonomia e trabalhar em grupos.
 Infelizmente, o tempo foi pouco e o que estava previsto no planejamento não ocorreu por completo. Mesmo assim, foi incrível! O evento superou as expectativas, as crianças demonstraram muito interesse. Elas conheceram Keith Haring e suas obras por meio da contação com apoio do livro e também de slides. Este artista gostava muito de pintar e desenhava em vários lugares, como em carro, camisetas, muros. Sua obra é interpretada diferente por cada pessoa, assim nosso objetivo também foi fazer com que as crianças pensassem o que a arte significa para elas. Discutindo as imagens elas questionaram e criaram hipóteses:
“É um desenho abstrato?!”, “ele está se mexendo!” 
- “Bebê radiante, foi por causa do sol?”.



Quando a professora Giana problematizou sobre a obra de Haring, uma menina recordou de sua aula de artes: “Pontilhismo: eu estou fazendo isso na aula de artes”. O autor utiliza muito a técnica do pontilhismo e linhas em suas obras, e, quando questionadas do que significavam,  uma das crianças respondeu: “Amor”.
Entendemos que todas as crianças foram tocadas e se mostraram interessadas em conhecer as obras de Keith e expressaram o que significava para elas. Até um bebê de dois anos, ao ver a obra, se expressou admirado: “Jacaré!”, 

Seguimos como planejado: a próxima atividade foi dividir as crianças em grupos, mediados pelas professoras em formação. Desta forma, as crianças construíram as silhuetas umas das outras sobre o papel manilha em várias posições. Depois, pintaram com diversos instrumentos: sementes, cascas de ovo, papéis. Essas silhuetas tiveram como referências as obras de Haring, que desenhava corpos.



Percebemos que as crianças conversavam umas com as outras no momento da produção e vivenciaram autonomia ao negociar propostas e guardar materiais. 
No final da tarde, s crianças se divertiram nas brincadeiras de roda. Sempre ficam ansiosas por esse momento. Com isso, se expressaram, sorriram, dançaram, pularam, brincaram, cada uma se manifestou de uma forma.


Quando encerramos as atividades as crianças convidaram seus familiares para visitar a exposição de arte e pediram para levar suas obras para casa. Dessa forma, compreendemos que a proposta teve significado para elas. 
Entendemos que conseguimos atingir nossos objetivos. No evento, crianças entre 2 anos à 10 anos aprenderam um pouco sobre pontilhismo, linhas, Keith Haring ou seja, sobre arte. Isso não ocorreu de forma mecanizada, mas brincando. 
Também aprenderam a dividir materiais e a interagir com crianças e adultos. Por fim, se expressaram de várias formas: desenhando, pintando, comentando, interpretando as obras com seu ponto de vista, expressando movimentos corporais, sorrindo, batendo palmas. Definitivamente foi um encontro, com muita arte, literatura e brincadeiras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário