quarta-feira, 10 de maio de 2017

Vai usar vermelho porque está errado?

Amanda Ladislau (bolsista Pibid quarto ano de Pedagogia)

No dia 02 de maio, terça feira, demos continuidade ao projeto Conhecendo o Teatro Mágico, elaborado para o 4° ano, da Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer. O projeto está voltado ao grupo que tem o mesmo nome, uma banda que mistura arte circense, música e teatro. Com esse projeto ampliaremos o repertório cultural das crianças, trabalharemos os gêneros música, poema e convite, para no final, como culminância, fazermos um sarau baseado nas músicas da trupe.
Nesse dia, como de costume, nos encontramos na biblioteca da escola. Apreciamos a música Anjo mais velho, a qual as crianças já conheciam, pois haviam assistido o clipe no encontro anterior. Logo depois, lemos um poema de Mario Quintana, que se encontra no livro Só Meu. Escolhemos este autor porque ele é um dos escritores que inspiram as músicas do grupo que estamos estudando.
Aproveitando o momento, iniciamos a discussão com as crianças sobre as características do gênero poema. Perguntamos a elas o que conhecem a respeito desse gênero textual para saber seus conhecimentos prévios e, também avaliar se, no processo, com as leituras já feitas de outros poemas, se elas observariam algumas características comuns do gênero. Assim, colocamos todas as características apresentadas pela turmas em um cartaz para que, na próxima aula, pudéssemos retomar as hipóteses e fazer discussões, analisando outros poemas, com estruturas e características diferentes.
Algo que me chamou atenção nesse dia foi o momento no qual me coloquei à frente das crianças para ser escriba da turma. Em minhas mãos estavam duas canetas, uma azul e uma vermelha, que eu iria utilizar para colorir o cartaz. Porém, ao tirar a tampa da caneta vermelha, as crianças se “apavoraram”. Acreditaram que suas falas estava, erradas e, até então, eu não havia dito nada, apenas peguei a caneta vermelha. 
Para mim, naquele momento a situação pareceu engraçada, mas depois, refletindo, percebi que pode ser um “trauma à temida caneta vermelha”, geralmente utilizada para ressaltar erros. Essa situação me fez pensar como futura professora: o que será que estamos fazendo com as crianças? Como e para que estamos usando essa tal caneta vermelha? O que ela apresenta de diferente das outras cores?  E qual sua finalidade, julgar erros? Às vezes, essas canetas são usadas sem intenção alguma, como eu fiz, ou porque estamos acostumamos a corrigir com essa cor, afinal foi com ela que vi meus professores corrigir minhas provas e atividades. Dessa forma, acredito que muitas vezes apenas reproduzimos essa mesma atitude. Porém, mesmo que estejamos utilizando apenas com intenção de corrigir, sem agredir, precisamos tomar cuidado. Qual seria o problema de utilizar a cor verde, por exemplo?
Enfim, depois desse debate sobre o gênero textual poema, em que toda a sala pode participar e dar sua opinião, finalizamos com outra canção do grupo Teatro Mágico. E, para decidir qual música cantaríamos, fizemos uma votação, e a canção Sonho de um Flauta ganhou, é a primeira música do grupo que apresentamos à turma.
 Essa escolha das crianças nos deixou motivadas para darmos continuidade ao projeto, porque a primeira vez que elas a ouviram muitas não gostaram; disseram que “dava sono”. Pergunto se realmente sentiram sono ou uma sensação de tranquilidade e paz e não souberam identificar porque não estavam acostumados com o ritmo. Quando elas começaram a cantar, eu, propositalmente, abaixei, em muitos momentos o volume do som, a fim de ouvi-las. Foi um momento único, foi "de arrepiar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário