Apresentação de trabalhos que congregam ações de ensino pesquisa e extensão:
Cantando, contando, brincando e (re)criando:
a linguagem musical na Educação Infantil
Mirlene da Silva Dalio; Adriana Mendonça Pizatto; Giana Amaral Yamin Jéssica
Dias Gomes
Resumo
Pode o Pedagogo explorar a linguagem
musical na Educação Infantil sem formação específica em Música? Essa questão
direcionou as ações do projeto de Extensão protagonizado por professoras em
formação, do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul. Construiu com as professoras da rede e com as licenciandas possibilidades
para traçar caminhos para que as crianças tenham o direito de se expressarem
por meio de diferentes linguagens, entre elas a música. Favoreceu que crianças
de um centro de Educação Infantil vivenciassem linguagens em seu cotidiano; capacitou
profissionais; discutiu metodologias para trabalhar a linguagem musical
articulada a outras linguagens; construiu materiais e ampliou o repertório
cultural de crianças e adultos. O planejamento foi alicerçado nas orientações
de documentos oficiais e em estudiosos que pesquisam conceitos e práticas para
trabalhar musicalização. Os encontros, com meninos e meninas, de zero a quatro
anos de idade, ocorreram semanalmente. A metodologia abarcou atividades de
leituras e contações de histórias; brincadeiras; atividade de arte e de relaxamento.
Foram utilizados espaços diversificados. As acadêmicas contaram com o apoio das
professoras da instituição e com a professora coordenadora do Projeto. A
avaliação foi subsidiada com apoio de relatos e recursos imagéticos. O trabalho
revela que a linguagem musical na Educação Infantil está atrelada às outras
linguagens e que elas se completam, por isso deve ser explorada pelo Pedagogo. As
extensionistas foram desafiadas a atuar com diferentes turmas, percebendo
especificidades, demandas e saberes. Construíram possibilidades para um fazer
docente que respeitou as funções da Educação Infantil.
Palavras chave.
Múltiplas linguagens. Formação docente. Educação Infantil.
PROJETO ABAYOMI:
MÚLTIPLAS LINGUAGENS
NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E JOVENS
Adriana Mendonça Pizatto. Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Mirlene da Silva Dalio. Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Giana Amaral Yamin. Universidade Estadual
de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Resumo
Abayomi,
na língua africana, significa “encontro feliz”. Esse é o sentimento que impulsiona
as atividades do “Grupo Abayomi”, vinculado a um Projeto de Extensão do Curso
de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na cidade
de Dourados. O projeto, em desenvolvimento desde o ano de 2015, agrega ações de
extensão, ensino e pesquisa. Aproxima crianças do Estado de Mato Grosso do Sul a
uma programação cultural organizada (saraus), imersa em linguagens, os quais
integram leituras, músicas, dramatização, artes, brincadeiras e contações de
histórias, com apoio de materiais e obras literárias selecionados. Participam do
projeto crianças de diferentes idades e contextos, desde os bebês. O planejamento
é construído respeitando o direito de as crianças se expressarem por meio de
múltiplas linguagens para além da escrita, enfatizada nos espaços escolares. Os
encontros “Abayomis” ocorrem quinzenalmente em escolas, praças, centros de
educação infantis, livrarias, abrigos, universidades e hospitais. As atividades
divertem, emocionam, aproximam e ensinam. Como resultado, a proposta garante às
crianças (e os adultos que as acompanham) a ampliação do repertorio cultural.
Em relação às pedagogas em formação, constata-se que elas constroem
possibilidades para ensinar em diferentes espaços, para além das instituições
escolares. Elas internalizam experiências, a partir de um repertório metodológico
e teórico, que lhes favorece a compreensão das especificidades e
potencialidades das crianças, tal qual orientam os teóricos do curso de
graduação em Pedagogia. Finalmente, constata-se a aproximação da UEMS com a
comunidade e o estabelecimento de parcerias em prol da edificação de uma
educação de qualidade.
Palavras-chaves: Múltiplas linguagens.
Formação docente. Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário