quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Encontro de Extensão em Ouro Preto: apresentação de trabalho do Pibid

Apresentação de trabalhos que congregam ações de ensino pesquisa e extensão:



Cantando, contando, brincando e (re)criando: 
a linguagem musical na Educação Infantil


Mirlene da Silva Dalio; Adriana Mendonça Pizatto; Giana Amaral Yamin Jéssica Dias Gomes

Resumo
Pode o Pedagogo explorar a linguagem musical na Educação Infantil sem formação específica em Música? Essa questão direcionou as ações do projeto de Extensão protagonizado por professoras em formação, do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Construiu com as professoras da rede e com as licenciandas possibilidades para traçar caminhos para que as crianças tenham o direito de se expressarem por meio de diferentes linguagens, entre elas a música. Favoreceu que crianças de um centro de Educação Infantil vivenciassem linguagens em seu cotidiano; capacitou profissionais; discutiu metodologias para trabalhar a linguagem musical articulada a outras linguagens; construiu materiais e ampliou o repertório cultural de crianças e adultos. O planejamento foi alicerçado nas orientações de documentos oficiais e em estudiosos que pesquisam conceitos e práticas para trabalhar musicalização. Os encontros, com meninos e meninas, de zero a quatro anos de idade, ocorreram semanalmente. A metodologia abarcou atividades de leituras e contações de histórias; brincadeiras; atividade de arte e de relaxamento. Foram utilizados espaços diversificados. As acadêmicas contaram com o apoio das professoras da instituição e com a professora coordenadora do Projeto. A avaliação foi subsidiada com apoio de relatos e recursos imagéticos. O trabalho revela que a linguagem musical na Educação Infantil está atrelada às outras linguagens e que elas se completam, por isso deve ser explorada pelo Pedagogo. As extensionistas foram desafiadas a atuar com diferentes turmas, percebendo especificidades, demandas e saberes. Construíram possibilidades para um fazer docente que respeitou as funções da Educação Infantil.
Palavras chave. Múltiplas linguagens. Formação docente. Educação Infantil.



PROJETO ABAYOMI:
MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E JOVENS


Adriana Mendonça Pizatto. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Mirlene da Silva Dalio. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Giana Amaral Yamin. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

Abayomi, na língua africana, significa “encontro feliz”. Esse é o sentimento que impulsiona as atividades do “Grupo Abayomi”, vinculado a um Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na cidade de Dourados. O projeto, em desenvolvimento desde o ano de 2015, agrega ações de extensão, ensino e pesquisa. Aproxima crianças do Estado de Mato Grosso do Sul a uma programação cultural organizada (saraus), imersa em linguagens, os quais integram leituras, músicas, dramatização, artes, brincadeiras e contações de histórias, com apoio de materiais e obras literárias selecionados. Participam do projeto crianças de diferentes idades e contextos, desde os bebês. O planejamento é construído respeitando o direito de as crianças se expressarem por meio de múltiplas linguagens para além da escrita, enfatizada nos espaços escolares. Os encontros “Abayomis” ocorrem quinzenalmente em escolas, praças, centros de educação infantis, livrarias, abrigos, universidades e hospitais. As atividades divertem, emocionam, aproximam e ensinam. Como resultado, a proposta garante às crianças (e os adultos que as acompanham) a ampliação do repertorio cultural. Em relação às pedagogas em formação, constata-se que elas constroem possibilidades para ensinar em diferentes espaços, para além das instituições escolares. Elas internalizam experiências, a partir de um repertório metodológico e teórico, que lhes favorece a compreensão das especificidades e potencialidades das crianças, tal qual orientam os teóricos do curso de graduação em Pedagogia. Finalmente, constata-se a aproximação da UEMS com a comunidade e o estabelecimento de parcerias em prol da edificação de uma educação de qualidade.
Palavras-chaves: Múltiplas linguagens. Formação docente. Educação.





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