terça-feira, 5 de julho de 2016

Um dia de aprendizagens. Diário de pibidiana

Amanda Ladislau dos Santos
(III Ano Pedagogia, 2016)



“”Ah, Professora fica mais ! [...]”....

No dia 29 de junho de 2016, tivemos a honra de assistir a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC) de uma de nossas parceiras do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto da Jéssica tinha o seguinte título: Ah! Professora fica mais... Seu trabalho foi baseado no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) do Projeto TRILHAS, sobre parlendas, com atividades enriquecedoras. Posso afirmar isso, pois a ajudei a elaborar e aplicar as atividades para as crianças do 1° ano Fundamental da Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer. Por isso, durante toda a apresentação, pude me lembrar dos momentos inesquecíveis em que a auxiliei.
Você sabe o que é o projeto TRILHAS? Se não souber, vou te explicar um pouquinho. O TRILHAS é “[...]um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado” (BRASIL, 2011b, p.01). Ele configura-se como material de apoio ao professor alfabetizador.  Foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2009, para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, da escrita e da oralidade, com o objetivo de inserir as crianças a um universo letrado. 
 O TRILHAS tem nos ajudado muito a por em prática, no Pibid, alguns sonhos até então considerados impossíveis para nós a respeito da alfabetização. Nosso intuito é tentar ao máximo, minimizar as práticas tradicionais nas quais que as crianças são meros telespectadores sem nenhuma reflexão sobre a aprendizagem.
O TCC defendido pela Jéssica é uma prova de que é possível, sim, adotar posturas construtivistas para alfabetizar letrando, criando momentos de reflexão, fazendo com que nossas crianças desempenhem um papel ativo no processo. Sabemos que não resolveremos todos os problemas da escola sozinhas. Sabemos também que erramos, mas fazemos desses erros um passo a mais no degrau da nossa formação para futuras docentes. Esperamos que esses trabalhos sejam multiplicados e façam grande diferença no futuro do país.
 Posso dizer que, no início, nossa colega Jéssica se mostrou bastante nervosa, mas até nós, estávamos. Tentamos acalmá-la. Dissemos a ela que tudo terminaria bem, pois conhecemos seu grande potencial. Acho que uma de nossas colegas soube exatamente o que dizer no momento: “Calma Jéssica, você que fez, mas que ninguém sabe o que dizer”. E foi isso que aconteceu, ela soube direitinho o que e como apresentar sua pesquisa, simplesmente “arrasou”. Não foi apenas uma apresentação. Tivemos uma aula de alfabetização por parta dela e de nossas professoras: Giana, Juliane e Almerinda. Acredito que todos que assistiram aprenderam muito sobre o tema. E, Claro, nossa Jessica saiu com uma “preocupação a menos”.
Nesses momentos, acredito que temos a oportunidade para trocar experiências ricas em aprendizagens. São quase três anos juntas no Pibid, compartilhando os mais diversos sentimentos, alegria, nervosismo e emoção, contando assim, uma com as outras. E, pensando dessa forma, acredito que, junto com Jéssica, saímos todas com a sensação de dever cumprido.


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