“Ah, professora, fica mais [...]”? alfabetizando
com parlendas no ensino fundamental
O trabalho de Jéssica Dias Gomes Garcia (30 de junho de 2016) apresenta e analisa os caminhos traçados para o
ensino da alfabetização, orientados pelo Projeto Trilhas, o qual integrou as
ações o Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid, do Curso de
Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A proposta foi desenvolvida
em uma escola municipal de Dourados-MS, nomeadamente a EM Avani Cargnelutti
Fehlauer, no de 2014, envolvendo crianças do segundo ano do ensino fundamental,
em fase de alfabetização. Os encontros com a turma ocorreram duas vezes por
semana, com cerca de duas horas cada. Utilizamos como metodologia o
desenvolvimento de uma sequência didática, com oito atividades, organizadas de
acordo com as orientações dispostas no Cadernos Orientações Trilhas Parlendas, as
quais sofreram adaptações para atender as especificidades e potencialidades das
crianças. A sequência didática explorou o gênero textual parlendas, que integra
a tradição oral brasileira. Como resultado, percebe-se que, além de ampliar o
repertório cultural e vivenciar brincadeiras, as crianças foram desafiadas a ler
sem saber ler convencionalmente e a arriscar hipótese acerca dos textos
trabalhados.
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