sexta-feira, 1 de julho de 2016

Defesa de TCC: Jéssica Dias GOmes Garcia

“Ah, professora, fica mais [...]”? alfabetizando com parlendas no ensino fundamental


O trabalho de Jéssica Dias Gomes Garcia (30 de junho de 2016) apresenta e analisa os caminhos traçados para o ensino da alfabetização, orientados pelo Projeto Trilhas, o qual integrou as ações o Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A proposta foi desenvolvida em uma escola municipal de Dourados-MS, nomeadamente a EM Avani Cargnelutti Fehlauer, no de 2014, envolvendo crianças do segundo ano do ensino fundamental, em fase de alfabetização. Os encontros com a turma ocorreram duas vezes por semana, com cerca de duas horas cada. Utilizamos como metodologia o desenvolvimento de uma sequência didática, com oito atividades, organizadas de acordo com as orientações dispostas no Cadernos Orientações Trilhas Parlendas, as quais sofreram adaptações para atender as especificidades e potencialidades das crianças. A sequência didática explorou o gênero textual parlendas, que integra a tradição oral brasileira. Como resultado, percebe-se que, além de ampliar o repertório cultural e vivenciar brincadeiras, as crianças foram desafiadas a ler sem saber ler convencionalmente e a arriscar hipótese acerca dos textos trabalhados.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário