quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Diário de pibidiana: O macaco danado..


Por Larissa Valenzuela (2 ano de Pedagogia)

No dia 17 de novembro protagonizei as atividades de musicalização da turma do pré-escolar. Para começar, contei a história “O Macaco Danado” e  levei o visitante para conhecer as crianças. 
Antes de iniciar, ao mostrar o livro, estimulei as crianças a falarem sobre o conto, a conversar sobre suas antecipações a respeito do enredo (se o macaco conseguiria encontrar sua mãe).  Poucas responderam que isso não aconteceria não. Também perguntei a elas porque a borboleta não sabia que o macaco se parecia com a mãe. E, mesmo as crianças conhecendo a resposta trazida pelo livro, e pelo trabalho que a professora realizou com a turma, não souberam responder que na história isso ocorre  porque as lagartas se transformam em  borboletas, e que, portanto, mães e filhos são diferentes.




Ao terminar a contação, deixei as crianças explorarem os macacos de brinquedo.










 Como ultima atividade, as crianças brincaram com ritmos utilizando como apoio o pano mágico. Selecionamos uma coletânea musical  com ritmos distintos e as crianças brincaram com o pano. A regra da brincadeira era impedir que o urso de pelúcia, colocado no meio, caísse durante o movimento das músicas.






Por fim, para a atividade de volta calma, utilizei a mesma seleção musical. Maiara, minha companheira de Pibid, me ajudou a explorar o pano mágico e as crianças deitaram no chão, sentindo os retalhos no seu rosto, no seu corpo, o ritmo das músicas e da dança dos panos. Escutaram e apreciaram as músicas. Quando observamos, algumas estavam quase dormindo e, ao terminarmos, pediram para que a atividade não parasse. Finalizamos organizando a sala e a crianças voltaram para as atividades da professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário