sexta-feira, 22 de maio de 2015

Semana de 18 a 22 de maio


Na semana que comemorou o Dia do Pedagogo, muitas reflexões nos motivaram a continuar nossa jornada para (re)descobrir, continuamente, os meandros da profissão que escolhemos, apesar das condições das escolas e da desvalorização dos profissionais.

Muitas linguagens rechearam as atividades e envolveram as crianças nos diferentes espaços da escola: na sala de aula, na biblioteca escolar, no parque, no gramado e no entorno. 

As crianças do Pré A foram embaladas por enredos que favoreceram a imaginação, a oralidade, a concentração e o equilíbrio. Ouviram a história "O rei que perdeu pé" e, depois, com o corpo, criaram as formas para as personagens e para as situações que ocorrem na história. Também perceberam que podem usar expressões faciais. Foram desafiadas a prestar atenção em si, no espaço e no outro. Descobriram possibilidades e foram seduzidas por novas conquistas. Também conheceram um material até então não utilizado, o tatame, cuja textura revelou-se uma grata novidade. Somado a isso, as crianças brincaram com canções do Grupo Palavra Cantada, que resgata brincadeiras tradicionais como o "Monjolo", "Da abóbora faz melão"...Experimentaram ritmos e criaram suas próprias regras para brincar.



Bolsistas Adriana e Natália com as crianças da Educação Infantil.

"Da abóbora faz melão, do melão faz melancia...faz doce sinha, faz doce sinhá Maria..."


Na Biblioteca da escola a semana não foi diferente. Muitas linguagens e gêneros textuais encantaram as crianças. Ricardo Azevedo foi o autor eleito para ser apreciado. Elas conheceram seus textos, brincaram com as adivinhas, desenharam e socializaram conhecimentos. 


Biblioteca Viva: Ricardo Azevedo em foco: leituras, conversas sobre os textos e desenho.

Na hora do recreio, entre as leituras e contações, destacamos a do livro “O casamento da Bruxa Onilda”, com apoio das personagens. Além de saborear a narrativa, as crianças recontaram a história. Riram com cada avaliação (negação) da protagonista em relação aos "candidatos ao seu coração"....

Hora do Recreio: Contação "O casamento da Bruxa Onilda". 

A turma do Pré B brincou com a "Canção do carro", do Grupo Rumo (Pedro Mourão), com direito a ritmos, a buzina e até a uma galinha atravessando o caminho. A proposta foi permeada por movimentos com o corpo embalados por enredos que acionaram a imaginação, a oralidade, a concentração e o equilíbrio. 

Antes da atividade da montagem do carrinho e o passeio pela escola, a culminância da proposta, todas brincaram com a letra da canção. 



O Projeto TRILHAS favoreceu aprendizagens no processo de aquisição de leitura e escrita das turmas dos anos iniciais. No II Ano, após a exploração das parlendas (iniciada semanas anteriores), as crianças participaram de uma pequena filmagem a respeito do livro “Salada Saladinha” , o qual foi apreciado posteriormente em sessão de cinema.
"Cadê o toucinho.."?

Da mesma forma, as parlendas permearam a semana do I Ano lidas pelas bolsistas, pelas crianças e pela professora. Destacamos uma intervenção realizada com um menino que mostrou como o TRILHAS favorece que as crianças aprendam a ler lendo textos significativos a partir de desafios que as impulsiona a pensar e a utilizar estratégias.
Pensando sobre a escrita...





Nenhum comentário:

Postar um comentário