quinta-feira, 27 de abril de 2017

As bolhas e Teresa (Pré-escola)

Hoje, as crianças da pré-escola continuaram vivendo aventuras, com base na obra de Silvia Orthof , "A limpeza de Teresa". Primeiro, elas rememoraram a leitura, tendo como base o livro, explorado semana passada. 



Na sequência, utilizamos como estratégia a discussão da história utilizando o apoio do retroprojetor.
Inicialmente, a pibidiana Fernanda Paes, perguntou às crianças o que elas se lembraram. Elas disseram que Teresa lavava tudo: as rosas, o avião, a mesa os pombos, o gato, o açúcar. Uma criança contou que a personagem vai a Veneza em busca de uma aventura “limpante”.

O uso da imagem ampliada (slide) favoreceu percepções diferentes à turma em relação à leitura do livro, narrada por outrem, já que as crianças:
- puderam identificar, coletivamente, na capa, quem eram a autora, a ilustradora e a editora, um assunto explorado pela professora Marli, em sala de aula;
- visualizaram que a história ouvida, no slide, pertence a um suporte, o livro;
- acompanharam a leitura oral, por e  complementaram as frases do texto, propositadamente interrompidas (leram coletivamente);
- visualizar as ilustrações e perceberam detalhes: 
“Olhem os olhos dela”.
“Não sei como ela tá respirando. Ninguém respira forma do mundo”


Além de reviver o enredo poético, de Orthof, as crianças conheceram detalhes e costumes de Veneza: “ A moto deles (moradores) é um esqui”. 

Ensinaram que turista é “O que vai ver” e verbalizaram suas impressões acerca de Teresa: “Ela não cansa”. Dialogaram que protagonista tem mania de limpeza porque “ela limpa tudo” e “porque ela vê tudo sujo”.






Depois da leitura, a turma, driblando a baixa temperatura, brincou com bolhas de sabão gigantes, tal qual como Teresa o fez para chegar a Veneza. Esse foi um momento que gerou aprendizagens: as crianças atuaram em grupos, compartilharam material (bolhadores e baldes com sabão), testaram a direção do vento, aprenderam (aos poucos) a manusearam o bolheador, soltaram seu corpo (antes tenso, depois rodopiando acompanhado o vento e utilizaram estratégias: “Fecha, anda e abre”).







Vamos acompanhar a continuidade da aventura na semana que vem, pois a exploração de Veneza continuará…. Parabéns Pibidianas....


Nenhum comentário:

Postar um comentário