terça-feira, 8 de novembro de 2016

Crianças do 5 Ano realizam leituras/contações para a turma do 1 Ano do EF

"Nos sentimos vocês, hoje"

Hoje, 8 de novembro, registo uma das atividades de culminância do Projeto “Histórias de Monstros”, desenvolvido pelas bolsistas da Biblioteca Viva: as crianças do Quinto Ano C realizaram uma manhã de leituras e contações de histórias para as crianças do Primeiro Ano.

Chegamos à escola e iniciamos os preparativos, embora a ação estivesse prevista para às 7h50. A Supervisora Regiane estava ansiosa, temerosa pelo sucesso da atividade, primeira vez realizada no Avani, assim como as acadêmicas. Decidimos que tudo seria uma experiência que o sucesso já estava garantido exatamente pelo fato de o evento ter se concretizado.

Inicialmente, as bolsistas iniciaram a organização dos espaços. A atividade  que ocorreria foi resultante de um processo de leituras e discussões anteriores, de trabalhos coletivos e de votação da turma para escolha do livro que, posteriormente, seria socializado aos pequenos. Isso tudo, "com direito" a texto de argumentação oral para "sedução" de leitores. 
















 Na sequência, após a organização do espaço, a turma do Quinto Ano chegou, fazendo um "alvoroço organizado". Os grupos se dividiram e iniciaram os preparativos.

A ideia inicial da proposta era a organização de um momento de leitura mediada, da turma do Quinto para a do Primeiro ano,  para ampliação do repertório cultural  e promover oportunidades significativas (com função social) para que os alunos maiores se aproximassem de práticas de leitura. Porém, as pibidianas, ouvindo a voz das crianças, no processo, decidiram, junto com a turma, que cada grupo definiria sua organização para a leitura/contação. 




















Todos organizados mas, faltava um retoque final. Isso ocorreu no local das apresentações de cada grupo. Alguns detalhes foram repassados: posicionamento dos tapetes de forma que todas as crianças pudessem ouvir; rever a leitura; ensaiar o discurso de apresentação; combinar quem apresentaria a capa e de quem faria a leitura; treinar a entonação...quantas aprendizagens....









Finalmente, tudo parecia pronto. Que venha o  primeiro Ano!!! 

Inicialmente uma apresentação do Projeto, por um grupo de representantes, e um convite pra toda turma participar da grande experiência.



Depois, a divisão das crianças nos grupos para apreciar os contos....





A experiência será avaliada posteriormente com mais cautela. Por ora, apenas o registro da atividade. Podemos dizer que já conversamos com as crianças do Quinto Ano C e que elas gostaram muito, sentiram-se desafiadas. Alguns grupos contaram/leram o conto até quatro vezes para as crianças, o que, gerou, na opinião dos nossos mediadores, maior experiência com o planejamento. 

Segundo as crianças, com o primeiro grupo, a leitura/contação foi um treino que recebeu, no processo, aperfeiçoamento e acréscimos de personagens.  As crianças disseram que se sentiram como as pibidianas: cansaram e tiveram que criar técnicas para atrair os pequenos. Nós, adultos, percebemos muitas oportunidades de aprendizagens, as quais serão sistematizadas pelo projeto de pesquisa....

Percebemos, ainda que o "modelo" de planejamento que orientou cada grupo, idealizado pelos alunos do Quinto Ano, foi construído como decorrência da mediação das pibidianas no espaço da biblioteca Avani. Para além de planejarem momentos de leituras, as acadêmicas, com apoio da supervisora Regiane, inseriram, ao longo do ano de 2016, atividades que promoveram um diálogo das crianças com autores por meio de diferentes linguagens. E foi essa a metodologia que guiou o olhar das crianças e  que esclarece os motivos pelos quais elas solicitaram utilizar adereços, mímica, movimento, oralidade E a leitura.... 

Parabéns pibidianas. Parabéns crianças do Avani!


Nenhum comentário:

Postar um comentário