quarta-feira, 15 de junho de 2016

III Sábado Brincante Pibid Abayomi UEMS


Sandra Conceição Gomes de Alencar Monteiro (II Ano de Pedagogia. Professora de Letras)


                       No último dia 11 de junho de 2016, das 14h30 às 17h, aconteceu mais uma edição do Sábado Brincante. Como nos outros encontros realizados, as crianças tiveram oportunidade de ampliar seu repertório cultural com músicas, brincadeiras, jogos e oficinas artísticas. A tarde foi pequena para tanta alegria e diversão.
            A abertura de evento foi com música. As Abayomis Amanda e Denise nos presentearam com seus talentos musicais e ofereceram ao nosso público mirim músicas de qualidade que fizeram sucesso. Para o grupo Abayomi, todos os eventos são encontros felizes, preparamos tudo com muito carinho e dedicação para nossa tarde de brincadeiras.


Na sequência, Larissa contou a história “A banda do Tom”, com apoio de personagens confeccionados em E.V.A, fixados em seu avental à medida que a história ia sendo contada. As crianças participavam da narrativa reproduzindo o som de cada animal e depois, utilizando alguns instrumentos como chocalhos e pandeiros, construíram sons gradativos, conforme solicitado. O entusiasmo era grande à medida que os ritmos e os sons entravam em cena. As crianças mostraram que, quando o assunto é ritmo, dão conta do recado.


Uma, entre muitas lições, que podemos tirar de nossos saraus, é que com muita criatividade e pouco investimento, é possível realizar atividades prazerosas e divertidas com crianças de várias idades. Prova disso foi a atividade realizada com bambolê. Cada criança recebeu um bambolê e, no centro, Amanda comandou a brincadeira, com seu violão e a ajuda do grupo Abayomi. As crianças, brincaram, pularam, cantaram e se divertiram. Até alguns pais que também acompanharam o evento e entraram na brincadeira.

Na sequência, a História musicada da Nuvenzinha Triste foi contada pela Prof.ª Giana, e contou com ajudantes pra lá de especiais. Podíamos ver, no encantamento no olhar de cada criança, a magia e deleite que uma obra literária dramatizada pode proporcionar. 



Depois da história, as oficinas exploraram as personagens. As crianças puderam escolher a atividade e o material que gostariam de usar para construir, com liberdade criativa, a sua leitura do tema. Abelha, arco-íris, beija-flor, balão, borboleta foram confeccionados nas oficinas. 





Também foram apreciadas imagens de obras de arte, desenhos e curiosidades referentes a cada tema, para que os pequenos pudessem ver que, a partir de um tema, é possível criar diferentes formas de representação. Por tudo isso, nossa tarde brincante deixou saudades, e um gostinho de quero mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário