quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ENALIC 2014

 Apresentação de Posteres - ENALIC (Natal- RN- 2014)


Poster:
Quem quer casar com D. Baratinha: vivenciando as múltiplas linguagens no Pibid

Caroline de Paiva Carlone; Maiara Silva Prestes

O Projeto, desenvolvido  na EM Prof. Avani C. Fehlauer, objetivou que as crianças do 2° e 3° anos do EF vivenciassem atividades calcadas em diferentes linguagens  e, ao mesmo tempo, aprendessem as características dos gêneros textuais convite, lista e receita. Os objetivos foram:

        Apreciar e conhecer diferentes gêneros textuais, sua organização, linguagem e função;
        Conhecer o livro Dona Baratinha em sua totalidade;
        Estimular a imaginação e a criatividade
        Realizar uma dramatização a partir do livro;
        Ampliar repertório literário e cultural das crianças;
        Ouvir as crianças e permitir que elas se escutem entre si;
        Explorar a musicalização.

A partir da história “O casamento de Dona Baratinha”, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

-        Contação da história pelas bolsistas e reconto pelas crianças;
-        Reescrita coletiva do enredo;
-        Organização de dramatização para ser apresentado no I Sarau da escola;
-        Elaboração de lista de convidados (animais) e discussão de características;
-        Estudo dos gêneros convite e receita;
-        Confecção de convites para o casamento e da receita de brigadeiro;
-        Culinária: preparação de brigadeiro para a festa;
-        Vivências musicais e de movimento de canções;
-        Construção de cenário e de fantasias para a dramatização;
-        Organização e apresentação da dramatização no sarau da escola.

Avaliação:
As crianças desenvolveram atividades de leitura e escrita, uma das principais funções da escola, contudo, se  manifestaram por meio de diferentes linguagens. Expressaram-se de , sem secundarizar o trabalho de Trabalharam em grupos e aprenderam os gêneros textuais em seu uso real (função social). Destacamos a inclusão de alunos com deficiência em todas as atividades realizadas.
O projeto favoreceu que as pibidianas avaliassem que as atividades  que contemplam diferentes linguagens, realizadas individualmente e em grupos, são mais interessantes às crianças e geram reais aprendizagens, entre elas da leitura e da escrita. Também vivenciaram o processo de elaboração, organização e avaliação de uma sequência didática, além de aprender, no chão da escola, posturas didáticas necessárias à docência (utilização da lousa, da voz, a confecção de cartazes, entre outras).




Poster:
Projeto TRILHAS no Pibid/UEMS: experiências no campo da alfabetização 
Daniele Vidal Claudino

O trabalho apresenta a  Sequência Didática “A Casa Sonolenta”, que integra o Projeto TRILHAS. Foi desenvolvida no ano de 2014,  pela bolsista/Pibid, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer , em Dourados (MS). Teve como objetivos:

        Favorecer que crianças em fase de alfabetização participem de experiências de leitura, escrita e de oralidade;
        Conhecer o Projeto TRILHAS;
        Contribuir com o processo de formação  da bolsista do Pibid e das professoras da escola.

Metodologia E Referencial Teórico
         Estudo das concepções do Projeto TRILHAS por  meio do Caderno  de Estudos: TRILHAS para ler e escrever textos (IN/MEC, 2011 a b ou c?)  e do Caderno TRILHAS Histórias com Acumulação (IN/MEC, 2011 a b ou c?).;
             Desenvolvimento da SD utilizando a obra “A Casa Sonolenta” (WOOD, 2005).

Avaliação: As crianças estabeleceram contato significativo com o mundo letrado e testaram suas hipóteses de escrita. A s atividades favoreceram que elas tivessem acesso a diferentes  linguagens, como a oralidade ,a  escrita e a dramatização, além de contribuir para a formação de futuros leitores. Somado a isso, e a proposta contribuiu para a construção do fazer docente das pibidianas e das professoras.


Bolsistas Pibid Daniele VIdal Claudino e e Caroline de Paiva Carlone

Poster:
Entrando na “Casa do Zé”: diferentes linguagens no contexto da Educação Infantil 

Maria Aparecida Duarte Alegre; Jéssica Dias Gomes Garcia

O trabalho apresenta a atividade “Entrando a Casa do Zé”, desenvolvida com crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer (Dourados -MS), no ano de 2013. Seus objetivos foram:
- Favorecer que as crianças se expressem por diferentes linguagens.
- Inserir a musicalização no cotidiano da escola.
- Ampliar o repertório cultural das crianças.
- Contribuir para a formação inicial das pibidianas.
- Atender às exigências da Lei nº 11.769/98.

Metodologia e Referencial Teórico
- Estudos sobre Musicalização na Educação Infantil: Brito (2003), Aquino (2008), Fernandes (2011) e RCNEI (BRASIL, 1998).
- Apreciação do vídeo: “Casa do Zé”;
- Exploração da melodia e da expressão corporal;
- Cantar e dançar nos diferentes espaços do ambiente;
- Vivenciar a melodia por meio da técnica de artes “pintura com os pés”.
- Organização do ambiente.

Algumas considerações: As crianças se expressaram utilizando a pintura, a dança, o canto, o movimento e a oralidade. Trabalharam coletivamente. A musicalização foi inserida no cotidiano da escola, atendendo as orientações da legislação brasileira. Além disso, as pibidianas ampliaram conhecimentos acerca de possibilidades pedagógicas na Educação Infantil.
Bolsista Pibid Maria Aparecida Duarte Alegre




Grupo Pibid com o prof. Lucélio, coordenador Institucional UEMS.
























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