As pibidianas do Curso de Pedagogia de Naviraí apresentaram ao grupo de Dourados novas possibilidades e caminhos para desenvolvermos as atividades do Pibid.
Ao mesmo tempo, vivenciaram momentos com as crianças do Avani: experenciaram uma leitura na biblioteca, observaram fragmentos de uma intervenção de alfabetização e participaram do encerramento de uma sequência didática no Pré.
Apesar das especificidades/realidades dos dois grupos Pibid (uma característica nacional), percebi muitos pontos em comum entre as pibidianas da UFMS e da UEMS: a gratidão por estarem inseridas no Programa (apesar das dificuldades); o orgulho de ser pibidiana; a paixão pela educação e o comprometimento para com a sua formação inicial.
Também, em comum, destaco a faixa-etária dos grupos: jovens professoras em formação com um brilho no olhar, indescritível, fortalecido, a cada ano no Programa, pelo trabalho coletivo e pela vontade de fazer a diferença (e de mostrar ao mundo que é possível, sim, fazer essa diferença).
Avalio que momentos como esses "renovam" os grupos, nos motivam a continuar e a superar os eternos desafios da educação.
Mais do que isso, estar junto, sonhar juntos, me permite, particularmente, vusualizar cada vez mais também, assim como ocorre com as acadêmicas, a importância do Pibid para todos que dele participam. É o que nos revelam os relatos: o programa gera aprendizagens para as licenciandas mas, para as crianças e para as professoras que as acompanham, oriundas de diferentes instâncias.
Esperamos poder retribuir a visita...
Nenhum comentário:
Postar um comentário