Os resultados da pesquisa, "A contribuição do Projeto Trilhas para a alfabetização de crianças com deficiência: reflexões do Pibid UEMS, foram apresentados na tarde de hoje no Encontro de Educação da Ufgd.
Parabéns à professora Débora Militão Trindade pela brilhante apresentação.
O estudo descreveu uma pesquisa que investigou a contribuição do
Projeto TRILHAS no processo de alfabetização de uma criança matriculada em uma
Sala de Recurso Multifuncional. A experiência ocorreu, no ano de 2013, em uma
escola da cidade de Dourados.
Como
metodologia, desenvolveu-se a sequência didática do Caderno de Orientação
TRILHAS “Histórias de Repetição”, com apoio da obra “Bruxa, Bruxa, venha à
minha festa”. Respeitando as concepções do TRILHAS, propôs-se no planejamento adaptações
que desafiaram a aluna a superar algumas sequelas oriundas da paralisia
cerebral. O percurso foi
registrado por meio de diário de bordo, bem como de imagens fotográficas e de gravações
de áudio. Os dados foram analisados tendo como fundamentação estudos de autores
que dialogam com a abordagem construtivista de educação.
Como resultado,
evidenciou-se a contribuição do TRILHAS para inserir crianças com deficiência à
cultura escrita, pois, favoreceu a participação da aluna nas atividades, uma
vez que ela teve oportunidades para pensar o texto, criar hipóteses, ler e
construir palavras. Desse modo, verificou-se que as adaptações realizadas no
planejamento revelaram-se fundamentais, visto terem ampliado o envolvimento da
criança no processo de alfabetização da criança, que reconheceu em si
capacidades até então despercebidas.
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