Por Natália e Giana
Dia 10 de novembro
exploramos, com a turma do Pré II B, a canção “La vai Dona Tartaruga”, do Grupo
Curupaco. Objetivamos que as crianças explorassem múltiplas
linguagens, utilizando ocorpo, alguns instrumentos musicais (sopro e percussão)
e a voz.
Iniciamos ouvindo a música,
com apoio do CD e, imediatamente, as crianças a reconheceram: ”Lá vai dona Tartaruga vem andando sossegada...”
Para nossa surpresa, todas se envolveram . A música invadiu o
ambiente e, mesmo sentadas, as criança imitaram as personagens acompanhando o
ritmo com as mãos, com o corpo e cantando fragmentos da letra.
Na sequência, o pandeiro foi introduzido. Como ficaram
agitadas com a novidade, criamos uma técnica: pedimos que todas sentassem com
os olhos fechados para que, quando abrissem, encontrassem um instrumento perto
de si. A empolgação das crianças foi tamanha ao visualizarem os pandeiros, mas
não a qual impediu que explorássemos os sons que estavam distribuídos entre a
turma.
Em seguida, lembramos que a
música tem ritmos e que o grupo deveria observá-lo para acompanhar com o pandeiro.
Para isso, antes de tocar, cantamos a música sem apoio do CD. A inserção das
regras da brincadeira da estátua, que elas aprenderam com a canção “Casa de
Babuê”, foi importante nesse momento e as crianças amaram a ideia de brincar
enquanto tocavam, foi uma experiência importante para elas, mas para nós,
adultos, pois foi algo que não havíamos planejado.
Após termos explorado o
pandeiro, foi a vez de vivenciarmos experiências com alguns instrumentos de
sopro (gaitas e apitos). Da mesma forma, ao entregar os instrumentos à
turma, pedimos que as crianças fechassem os olhos e depositamos a novidade no
chão. Cada uma, imediatamente, quis experimentar o som que o seu apito ou
gaita, o que gerou uma mistura de sons muito confusa na sala. Reorganizamos a atividade,
pedindo que elas ouvissem o instrumento do colega para compararmos os sons, pois
caso contrário, invés de música, com o barulho nós produziríamos ruídos...
Sendo assim, cada grupo de
crianças, com instrumentos iguais, apresentou aos colegas o som que conseguia
fazer com seu instrumento. Isso as acalmou, pois a curiosidade inicial havia
sido sanada. Elas estavam dispostas a brincar, respeitando algumas regras. Depois,
para explorar com a canção selecionada, combinamos que nos momentos nos quais o
ritmo fosse lento, que as crianças imitariam, com seu corpo, o animal
correspondente. A música continha diferentes animais: tartaruga, morcego, caranguejo,
entre outras posições que já brincamos este ano. Algumas dessas as crianças já
conheciam das histórias, mas outras, embora inexistissem, não foi um problema,
pois foram cirandas coletivamente.
Com a atividade, percebemos que a musicalização realmente explora várias linguagens e que com uma música as crianças podem ter vários tipos de experiências que geram aprendizagens.
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