Eliane da Silva Dantas (I ano da Pedagogia)
No
dia 01/09/2015, na Biblioteca Viva, seguindo
com o gênero poético, escolhemos os poemas de Manoel de Barros para explorar
com as crianças. O autor, através de suas poesias, retrata as características
de nosso estado.
Para isso, escolhemos do livro “O Fazedor de Amanhecer” o poema “Bernardo”, o qual relata de uma forma poética a vida e a morte de um senhor que se relacionava de uma maneira especial com os animais. Utilizamos também o CD Crianceiras – Poesias de Manoel de Barros, que contém os poemas musicados por Márcio de Camillo.
Conhecendo o poema. |
Apresentamos
Manoel de Barros às crianças, falamos da trajetória de sua vida, e sobre o que ele mais
gostava de escrever. As crianças ficaram surpresas quando souberam que o poeta
que iríamos trabalhar é daqui da nossa região. Grande parte dos alunos não
conhecia seus poemas.
Em seguida, apresentamos o poema,
”Bernardo”. Após a declamação do mesmo, socializamos sobre o seu contexto.
Perguntamos por que Manoel fala que Bernardo virou passarinho e foi para o meio
do cerrado ser um Araquã. Um aluno respondeu: “Porque ele virou um anjo”,
indicando que compreendeu que o autor, de uma forma poética, retratou a morte
de seu grande amigo.
Após
a socialização do poema, projetamos o vídeo do poema cantado. As crianças
cantaram acompanhando a letra em uma folha. Ao final, pediram para repetir. Foi
notável o entusiasmo do grupo.
Como
atividade do poema, propusemos para as crianças confeccionarem as borboletas
e os passarinhos, que iam e voavam para o paletó e para o chapéu de Bernardo,
com desenhos.
Confeccionnado as borboletas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário