Larissa
Xavier Valenzuela
I Ano de
Pedagogia 2015
Este semestre,
na turma da Educação Infantil, dias 19 e 21 de maio, fizemos a contação da
adaptação da música “Casa Torta”, uma
história musicalizada sobre uma casa diferente de todas as outras e conta com
rimas em seus versos.
A atividade foi planejada da seguinte forma: primeiramente, contamos a história da canção, com apoio de cartazes com as
letras e ilustrações, para auxiliar na aprendizagem da canção. Depois,
propusemos a audição da música. Por fim, levamos uma caixa encapada com papelão, a qual
representaria a casa torta. As crianças deveriam usá-la para desenhar o que
faltava naquela casa da história, ou o que já existia nela.
Quem mora na Casa Torta, sem janelinha e sem porta? |
No momento da
execução da atividade, percebemos que uma caixa seria insuficiente para que
todas pudessem desenhar, pois eram muitas crianças. Nesse momento, para tentar
reorganizar o planejamento, dividimos a turma em dois grupos: um ficou
responsável por desenhar na caixa e o outro por desenhar a casa utilizando um
papel sulfite, com apoio de canetinhas coloridas. O dia estava frio e as
crianças desenharam deitadas no chão gelado, pois não esperávamos fazer aquela
atividade, então não estávamos preparadas.
Desenho da canção. |
O que tem na casa torta? |
Um fato interessante, que observamos, foi que as crianças aprenderam muito com a atividade, pois tiveram que desenhar e pintar de maneiras e posições diferentes. Como a caixa estava deitada no chão, foi necessário que elas procurassem jeitos novos de posicionar em relação à mesma. Também percebemos que todos já sabiam escrever o seu nome mesmo que fosse apenas uma cópia dos crachás.
Avalio que se tivéssemos planejado melhor levaríamos mais caixas para não haver necessidade desta de improvisar a outra atividade. As crianças gostaram e participaram de ambas as propostas, mas a caixa foi a mais esperada por todas.
Reflexões que nos mostram a importância de avaliarmos constantemente nossas ações..
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