Profa.
Silvani Vilar
Supervisora
PIBID UEMS Pedagogia
Quero
falar um pouco do PIBID Pedagogia, desenvolvido na EM Avani C. Fehlauer, em
parceria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, um programa no qual eu
tenho prazer em fazer parte e que conquistou seu espaço nesta unidade escolar
possibilitando a troca de experiências no cotidiano das crianças e das
professoras.
No
início, a proposta parecia um estágio como tantos outros que recebemos, uma atividade
na qual os acadêmicos vão à instituição fazer observações para, logo após,
“aplicar aulas” para cumprir uma exigência do curso superior. Mas, com o passar
do tempo, aos poucos, o Pibid conquistou seu lugar e a credibilidade desenvolvendo
projetos que tem trazido resultados
satisfatórios e visíveis aos nossos
educandos, dia a dia, superando desafios e conquistando o carinho e atenção das crianças.
Por
meio do Pibid, avalio que as acadêmicas
aprendem com os alunos e eles com elas, bem como os professores
que compartilham experiências, o que tem sido de grande valia para ambas as partes,
que descobrem no cotidiano escolar o que é possível e o que se torna difícil de fazer, buscando, assim, novos
caminhos para atingir o resultado esperado.
O
Pibid tem se destacado na escola Avani devido ao comprometimento e seriedade
que as bolsistas desenvolvem a teoria e prática. Ele está contribuindo
para o desenvolvimento da expressão corporal, da oralidade, da leitura, da
escrita e da musicalização dos alunos. Podemos perceber nos relatos de
professores a qualidade dos projetos e dos resultados alcançados,
bem como reação positiva dos alunos e os desafios superados. Crianças, que antes
eram introvertidas, que não participavam, que apresentavam dificuldades para ler e interpretar e hoje, com a contribuição do Pibid, conseguem realizar
e conquistar o que antes era, para eles,
muito difícil.
Avalio
a importância deste contato e troca que
existe entre os futuros profissionais, licenciadas em Pedagogia, com os alunos
da Educação Básica. Elas podem perceber
a alegria ou mesmo as frustações que
encontramos no contexto escolar, os desafios, as conquistas, o amor e até a
falta deste. Tudo isso faz parte do que chamamos de escola. Um espaço que
atende um aluno, que não é simplesmente um ser que está ali para receber e distribuir
informações. É um ser completo com suas histórias, dificuldades, habilidades e personalidades.
Portanto, nossos futuros profissionais, licenciandas do Pibid, percebem que
precisam aprender a lidar com os imprevistos do cotidiano escolar, e que isso não
é tarefa nada fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário