Larissa Xavier Valenzuela
II Ano Pedagogia 2015
Ao
final de cada encontro com as crianças da Educação Infantil, antes de deixarmos a turma, planejamos várias
atividades de encerramento. Eram exercícios de relaxamento para que elas
pudessem se reorganizar e retornar aos afazeres da professora regente.
Uma
das atividades que propusemos foi um relaxamento por meio de apreciação de
música clássica. Deixamos as crianças à vontade, deitadas ou sentadas no chão
da sala e colocamos as músicas para elas escutarem, relaxarem e voltarem calmas
as atividades da professora da sala.
Apreciando música clássica. |
Entre
os exercícios desse gênero, elencamos alguns que utilizam mímicas e que representaram
diferentes ações, como viagens, construção de receitas culinárias (fizemos
sopas, omeletes...) e exploramos os sons do corpo. Nessas propostas, por meio
da imaginação, as crianças puderam experimentar a experiência de fazer viagens,
de cozinhar, entre outras. Essa foi a atividade que mais desenvolvemos neste
momento de relaxamento, as crianças gostaram e pediram por “mais comidas e
viagens diferentes”.
Também
propusemos momentos de massagens nas crianças, com auxílio de bolas, que
serviram tanto para elas massagearem umas às outras, quanto para as professoras
as massagearem. Tudo isso com a apreciação de músicas orquestradas e sons
diversos, que ajudaram a relaxar e a impulsionar o faz - de – conta. Entre
esses sons se encontram: o das conchas do mar, os do trânsito, entre outros. As
crianças também puderam reproduziam estes barulhos a seu modo, em atividades de
improvisação.
Massagem no amigo. |
Nesse
encontro do dia 21 de maio ficaram tão concentrados na realização do desenho,
que não foi preciso desenvolver a atividade de volta calma, pois eles estavam concentradas,
tendo como foco a atividade proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário