Mirlene Dalio Ribeiro
III Ano de Pedagogia
23.07.15
Este
texto apresenta uma atividade permanente de leitura desenvolvida com crianças pré-escolares,
integrante das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
(Pibid), do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UEMS).
A
proposta inseriu momentos de leituras na rotina da Educação Infantil, duas vezes
por semana, durante 10 dias, no momento
de chegada das crianças à instituição, antes da realização de uma sequência
didática. Teve como objetivo ampliar o repertório literário , considerando
que, precisávamos incluir no cotidiano da turma atividades que contemplassem a literatura
e a oralidade, importantes para o desenvolvimento, por possibilitar às crianças trocas de observações e ideias, entre outras questões.
Por ser inserida sistematicamente no cotidiano
das crianças, as atividades permanentes, segundo Nery (2006, p. 112), favorecem às crianças "[...] a oportunidades de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc. tenham, ainda, a oportunidade de falar sobre o lido/vivido com os outros, numa verdadeira "comunidade".
A experiência abarcou
a proposição de rodas de conversas, indispensáveis por oferecerem oportunidades
para que as crianças não apenas falem como ouçam os colegas, possibilitando
trocas entre si e com a professora, e, ainda, a leituras, oportunizando a
ampliação do repertório literário.
O livro selecionado foi o “Contos Saborosos: 10 contos para abrir o apetite” (Déu
PRATZ, 2010), com ilustrações de Ester Llorens. Sua estrutura é
diferenciada, possui uma roleta permitindo que o leitor sorteie dez temas
que envolvem narrativas sobre alimentação ou elementos da natureza. Na roleta, cada conto é representado por um
ícone, com as imagens do personagem principal expostas na aba lateral, facilitando
a localização do conto. Cada conto é redigido em uma pagina, que
possui uma cor específica, o que garante melhor visualização. Os
textos são curtos e as
ilustrações, grandes e coloridas, chamam a atenção.
Obra de apoio para propor a leitura como atividade permanente na Educação Infantil |
A turma que participou da atividade permanente
foi a do Pré A, do período matutino, da professora Mônica, a qual agradecemos
pelo incansável apoio. As crianças têm entre quatro e cinco anos de idade e
algumas estão, pela primeira vez, em um ambiente de ensino.
A sala da Educação Infantil é de tamanho
médio, estruturada por quatro paredes. Duas possuem janelas, que auxiliam para
a entrada de claridade, e, a outra, uma porta para aentrada. Possui ar
condicionado que favorece comodidade e conforto.
Dentro
da sala a composição do mobiliário é organizada com mesas e cadeiras pequenas,
adequadas ao tamanho das crianças. No cotidiano, a turma é dividida em
grupos de quatro crianças. A sala tem, também, um canto com brinquedos e um
tapete usado para as rodas de conversas e leitura das histórias pelo Pibid. Na
área externa, bem à frente, existe um gramado e um
parque construído com pneus.
Para a realização das atividades de leitura, retirávamos as mesas e cadeiras do centro sala e organizávamos o espaço com o tapete. Levávamos almofadas, um material do Pibid, para melhor acomodação das crianças.
Para a realização das atividades de leitura, retirávamos as mesas e cadeiras do centro sala e organizávamos o espaço com o tapete. Levávamos almofadas, um material do Pibid, para melhor acomodação das crianças.
A organização das crianças também foi diferenciada a cada dia: algumas vezes, elas sentaram em grupos, no formato de meia lua, em outras acomodavam-se sobre o tapete. O adulto ou a
criança responsável pela leitura, com o livro à mão, posicionava-se à frente de todos.
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