Eliane da Silva Dantas
III Ano de Pedagogia 2017
Bolsista Pibid
Durante o ano de 2017,
desenvolvemos três sequências didáticas dentro do projeto Trilhas. Na primeira
trabalhamos com parlendas, na segunda
com o gênero textual receita e na terceira sequência didática trabalhamos com
histórias de acumulação.
Relatarei neste texto como
ocorreu a primeira sequência. Nela, crianças de uma turma de Segundo ano do
Ensino Fundamental da Escola Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer participaram
de atividades de alfabetização e letramento significativas e que lhes proporcionaram
desafios.
Optamos
por trabalhar com parlendas por serem textos da narrativa oral de fácil
memorização, que facilitam a criança a dedicar-se a pensar a forma da escrita e
da fala. Objetivamos com este trabalho que a turma pensasse sobre a escrita,
desenvolvesse estratégias de leitura, e tudo isso permeado por múltiplas
linguagens.
Após a exploração das parlendas por
meio de brincadeiras de roda, de pular corda e a recitação dos textos, propusemos
atividades envolvendo a leitura e a escrita, entre elas: ditado ao professor de
parlendas conhecidas, construção de palavras com alfabeto móvel, localização de
palavras no cartaz e montagem de textos fatiados.
Em umas das propostas, a turma brincou de pular corda com
as parlendas “Salada saladinha”, Batalhão lhão lhão”, e outras já pertencentes
de seu repertório. E, também, de corre cutia, uma brincadeira de roda com a
parlenda “lenço atrás”. Por meio dessas atividades percebemos a importância de
proporcionar às crianças a oportunidade de vivenciar experiências que envolvam
brincadeiras nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir da brincadeira
elas estabelecem relações e combinações.
Pensando nisso,
acreditamos que a brincadeira seja uma das ferramentas fundamentais que
contribuem para o processo de alfabetização, pois possibilita que as crianças
se comuniquem, expressem ideias, estabeleçam regras, troquem experiência e
aprendam. Junto a isso, percebemos que o trabalho realizado contribuiu
significativamente para o processo de alfabetização e letramento da turma, pois
favoreceu que as crianças pensassem sobre a escrita e utilizar estratégias de
leitura. Além disso, elas testaram hipóteses e resolveram conflitos cognitivos.
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