Graziela Neves
Bolsista Pibid
III Ano de Pedagogia 2017
No
dia 06 de novembro, iniciamos a atividade no Primeiro Ano do Ensino Fundamental
no Pibid com a leitura do livro "Uma girafa e tanto", de maneira interativa, possibilitando que as
crianças falassem e comentassem sobre cada parte lida do livro.
As ilustrações
aumentara m suas expectativas sobre o que aconteceria a seguir. O livro trata-se de
uma história de acumulação, ou seja, uma história com repetição, uma sequência
dos acontecimentos e personagens relacionados. A história é contada de uma
maneira bem-humorada e utiliza versos rimados, o que ocasionou risadas e
diversão às crianças.
Num
segundo momento, resgatamos o conto para realizar uma atividade. Pedimos a elas
que circulassem as palavras rocando, sonhando, cochilando, gato, ressonando,
pulga e acordando e as ajudamos em algumas dúvidas, como na palavra “sonhando”,
identificada como “sonho”. Para problematizar, relemos a referida palavra junto
com as crianças. Isso também ocorreu com a palavra pulga, especificamente com a letra
“L. Após esse momento, as crianças ilustraram a parte que mais gostaram da história.
As
crianças gostaram e se empolgaram com a proposta, tiveram dúvidas em relação às
letras e o som, mas mediamos e conseguiram colocar a história na sequência.
Podemos dizer que a turma conhece muitas palavras e sabe ler e escrever. A
maioria das crianças relacionou o escrito com suas experiências, momentos e
situações vivenciadas, o que nos estimula, enquanto futuras professoras, a sempre
procurar conhecer nossos alunos e atender suas especificidades.
Após
a atividade, conversamos com as crianças sobre o conceito de “histórias de
acumulação”. Elas relacionaram a capa do livro com o percurso da história e
fizeram ligações com outras histórias do gênero, apresentadas pelas pibidianas
(Eliane Dantas, Graziele Neves e Jaqueline Queiroz) e pela supervisora Silvani
Vilar.
A
proposta proporcionou às crianças conhecimentos novos. Elas puderam fazer
relações com outras práticas desenvolvidas, tiveram contato com linguagens,
exploraram a oralidade. Ouvir suas falas durante cada momento foi essencial para
que tivéssemos a possibilidade de avaliar as atividades e o processo de
alfabetização. Pudemos perceber os avanços que os meninos e as meninas
obtiveram.
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