Natália da Silva Oliveira
(I Ano de Pedagogia)
Hoje, chegando à
sala de brincar, observei algo que não havia observado nos dias anteriores. Pude
mudar minhas conclusões, inseridas no relatório anterior, a respeito de que as
crianças brincam com qualquer tipo de brinquedo posto que, ao chegar na sala, as
meninas correram para a cozinha “cor de rosa” e para as bonecas, e os meninos ficaram
na casinha de madeira e com os legos, os quais não prevalecia a cor de rosa.
Logo vi que não
era com todo o tipo de brinquedo que as crianças brincavam e que para além do
brincar, o brinquedo traz representações, significados e indica conceitos por
apenas apresentar uma cor, exemplo a cor rosa, no caso dos meninos, por ser uma
cor considerada pela sociedade como “feminina”.
Mas com o passar
do tempo na sala, notei que essa relação com os brinquedos ocorria somente no início. É
que depois um tempo nalguns meninos foram para a cozinha “cor
de rosa” juntamente com as meninas, fazendo comidinha, fazendo o bebê dormir no
carrinho.
Encontrei também
meninas na casinha de madeira, mobiliando-a com alguns meninos: “Você é o papai e eu [sou] a mamãe!”. Algumas
crianças nem se importavam mais com a cor do brinquedo, até um dos meninos quis
levar a geladeira rosa da cozinha para brincar, mas as meninas não deixaram...
Enquanto isso, dois meninos do outro lado da sala estavam encantados com o “sapo
e a sapa” de pelúcia, que repararam neste dia. Observei também um menino que
ficou a maior parte do tempo explorando um pote de pulseiras e colares. Ele estava
encantado, curioso e parecia que queria colocar em si mesmo, o que
talvez não fez por vergonha dos colegas.
Este dia foi
curto, mas de muito aprendizado, em virtude das variadas reações das crianças
no espaço. Concluímos que a ideia de organizar o espaço nos momentos de brincar, de forma a aproximar os
brinquedos “intitulados”, principalmente pelas cores, como de meninos e de
meninas, pode contribuir de alguma forma para que as crianças se aproximem
entre si.
Meninos explorando a casa de madeira. |
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