Eliane
da Silva Dantas (I Ano de Pedagogia)
No dia 29 de agosto trabalhamos com outro poema de Manoel
de Barros. Desta vez o escolhido foi “Linhas Tortas”, o qual fala de um menino
que gostava do diferente, sonhava em ter uma perna mais curta para que todos
olhassem para ele, assim como acontecia com o farmacêutico.
Declamamos o poema. Em seguida,
socializamos com as crianças sobre seu contexto. Perguntamos por que o menino gostaria de ter
uma perna mais curta. Uma aluna do segundo ano disse: “É pra todo mundo
olhar pra ele”. Outro comentou: “Porque ele achava legal andar assim”
Após a socialização,
projetamos o poema cantado. Durante a exploração da música, pedimos para as crianças se
levantarem e andarem com a mão em um joelho, deixando a perna reta, para
vivenciarem a sensação de andar com uma perna mais curta. Elas apreciaram a
proposta, pediram para repetirmos a música várias vezes.
No encerramento do
planejamento, confeccionamos com as crianças pé-de-latas, para também
vivenciarem a experiência de andar com uma perna mais curta. Produzimos este
material com latas de tamanhos desiguais, para produzir o som “toc ploc, toc
ploc”, onomatopeia presente no poema.
Avaliando, parece que
estamos alcançando os objetivos da Biblioteca Viva, de proporcionar o contato
com diferentes gêneros textuais. No caso do poema, de uma forma prazerosa
para as crianças com atividades lúdicas. Ampliamos, ainda,o repertório de poemas das crianças e o nosso também.
Explorando o poema de Manuel de Barros. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário