Adriana Pizzato
Bolsista Pibid
I Ano Pedagogia UEMS
I Ano Pedagogia UEMS
Ao entrarmos em sala, dia 09 de junho de
2015, as crianças nos aguardavam. Iniciamos com o momento de
relembrar os conhecimentos que havíamos aprendido. Resgatamos a música de
acolhida e ficamos surpresas, pois elas cantaram as músicas das
brincadeiras cantadas sem a nossa ajuda e relembraram todas as canções
aprendidas até o momento.
Depois, as levamos ao anfiteatro, onde
aconteceria a leitura da história “O menino que pensava balões”, com o
apoio de balões que representavam os pensamentos de alguns personagens. As crianças ficaram curiosas quando viram os balões, queriam saber o
que iria acontecer e participaram.
Momento da leitura, com apoio do livro e de balões. |
Após a leitura, recontamos a história
com o corpo. Percebemos que as crianças já estavam com maior equilíbrio e
avaliamos que algumas realmente se sentiam viajando em um balão, pois, em
alguns momentos, estavam com os olhos fechados, sorrindo.
No outro encontro, dia 16 de junho, iniciamos
a segunda parte da atividade. Lançamos o desafio de as crianças desenharem
balões que representassem seus pensamentos, assim como aconteceu na história, e
depois colaríamos os pensamentos em um balão para que eles voassem pelo mundo.
Desenhando nossos pensamentos. |
Enquanto as crianças desenhavam, enchemos
os balões, os amarramos em um barbante e os prendemos nas cadeiras aleatoriamente,
sem escolhas de cor, tentando que os meninos aceitassem a cor rosa, pois
percebemos que um deles manifestou interesse pela cor azul. A maioria dos
meninos não questionou nossa decisão, somente um, que ficou com o balão rosa e
disse “Professora esse balão é de menina”. Explicamos então que não existe
isso, que todas as cores são todas as pessoas. Não houve mais questionamento.
Existe balão de menino??? |
Com a proposta, as
crianças fizeram vários desenhos de seus pensamentos e falaram sobre eles. Exploram
e dividiram as canetinhas, e, ao término, guardaram todas, conferindo se a
quantidade estava correta.
Foram muitos os pensamentos.... |
Quando todos já haviam terminados e, com
seus balões colados, propusemos, com a colaboração da professora da sala, que
eles fossem correr com seus balões fora da sala, pela escola. A principio, imaginávamos que as crianças iriam apenas brincar em um espaço pequeno em volta da sala, mas, quando percebemos, estavam correndo por toda escola, explorando todos os espaços.
Brincando com os pensamentos no espaço da Escola. |
Apenas uma criança não aceitou seu balão,
pois era azul. Disse: “Não brinco” e chorou porque não queria o balão rosa que, na sua concepção, é "cor de menino". A professora conversou
com ela sobre a questão, porém, ela não ficou contente como os outros.
Ao término do semestre, podemos avaliar
que as crianças melhoraram o equilíbrio, conheceram músicas populares que hoje
são esquecidas pela mídia, brincaram, aprenderam a ouvir seu corpo, e usar a
imaginação.
Nós, pibidianas do primeiro ano de
pedagogia, aprendemos que nem sempre as atividades ocorrem conforme o
planejado; conhecemos formas de acalmar a turma quando ela estiver agitada,
importantes no nosso dia a dia como profissionais.
O momento da história e de
reconta- lá com o corpo sempre será um grande desafio para as crianças, pois
exige concentração.
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