Por Juliana Mazini
(Discente Pibid UEMS)
O Pibid/UEMS da Escola Municipal Avani
C. Fehlauer, em Dourados (MS), que desenvolve projetos voltados à área de
alfabetização, do letramento e da musicalização, também trabalha intensamente
para colaborar com a formação do sujeito leitor por meio do “Projeto Biblioteca
Viva”.
Acreditando na importância da
literatura como instrumento de emancipação do sujeito, o referido projeto desenvolve
ações com seis turmas de crianças do segundo ao quinto ano do Ensino
Fundamental, dois dias por semana, realizando leituras de livros de diversos
gêneros textuais, explorando as culturas do Brasil e do mundo, conhecendo
autores, possibilitando que o leitor aprenda a se relacionar com os livros, a
ler e a encantar-se com o vasto universo que as obras carregam. Somado a isso, os leitores protagonizam momentos de
leitura e compartilham descobertas com os colegas, tecendo uma rede de
aprendizagens coletivas.
Com o desenvolvimento da “Biblioteca
Viva”, no início de 2015, observamos mudanças significativas no comportamento
leitor dos alunos bem como no comportamento leitor das professoras pibidianas
em formação. O Pibid/UEMS promove ações de formação inicial para a docência que
extrapolam conhecimentos da sala de aula, veiculados na universidade, mas que
estão diretamente ligados à realidade da escola básica. O Pibid forma o
professor reflexivo sobre a sua própria prática a partir da união com a teoria.
Nesse contexto, ressaltamos o impacto do
programa na escola, que vem a cada etapa, revelado na aprendizagem dos alunos e
a troca de conhecimentos entre a universidade e professoras, o que reflete
ações importantes de formação continuada.
Em relação à UEMS, destacamos a
formação de professores capazes de refletir sobre sua ação. Por fim, o Pibid
valoriza a profissão docente porque compreende a relevância do conhecimento do
professor da escola na formação do professor iniciante.
O grupo que atua na biblioteca escolar,
desenvolvendo o Projeto “Biblioteca Viva”, é composto por uma professora supervisora,
parte do corpo docente da escola, que contribui com a sua experiência e
conhecimento da prática, e por acadêmicas de Pedagogia (duas bolsistas e duas
voluntárias), que estão comprovando o impacto do programa para sua formação
inicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário