É possível ler antes de dominar o código convencionalmente?
Como favorecer às crianças e adultos em fase de alfabetização experiências de leitura, respeitando seus saberes e lhes oferecendo desafios?
Este foi o tema da oficina "Estratégias de Leitura", ocorrida hoje.
Também discutimos a decodificação é apenas um dos procedimentos que utilizamos para ler e que as estratégias de leitura favorecem o processo: antecipação, inferência, verificação e seleção.
|
Assim como ocorre com as crianças, as alunas Amanda e Natália (primeiro e segundo ano da Pedagogia 2015) receberam apoio da Profa. Vanessa, egressa PIBID, docente na EM Avani C. Fehlauer. |
Nesse contexto, conhecer e analisar escritas de sujeitos não alfabetizados para conhecer suas hipóteses e planejar atividades desafiadoras é o maior desafio. |
Na discussão do vídeo da TV Escola: Ler sem saber ler, conhecemos possibilidades de práticas articuladas com as discussões teóricas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário