Descobrir o que havia numa enorme caixa enfeitada com um lindo laço verde e explorar o que havia nela foi o desafio que lançamos às crianças
Hoje
retornamos às atividades. Novas turmas e crianças, contudo, no caso
das crianças do Primeiro Ano B, já conhecíamos os meninos e as meninas, pois ano passado a maioria frequentava a Educação Infantil.
Mesmo assim, estávamos ansiosas. Como nos receberiam? Como seria nossa atuação, já que elas agora estão no primeiro ano do EF?
Para esboçar o planejamento, partimos do pressuposto que os meninos e meninas, apesar de alocadas no I ano do EF, continuam a manter suas especificidades e particularidades. Por isso, definimos como objetivo nos apresentar, retomar laços; conhecer as crianças novas e permitir que elas se expressassem utilizando diferentes linguagens.
Mesmo assim, estávamos ansiosas. Como nos receberiam? Como seria nossa atuação, já que elas agora estão no primeiro ano do EF?
Para esboçar o planejamento, partimos do pressuposto que os meninos e meninas, apesar de alocadas no I ano do EF, continuam a manter suas especificidades e particularidades. Por isso, definimos como objetivo nos apresentar, retomar laços; conhecer as crianças novas e permitir que elas se expressassem utilizando diferentes linguagens.
Perguntamos a elas se lembravam-se de nós e o Pibid foi imediatamente mencionado. Cassiano
disse que, com o projeto, as crianças cantam, ouvem histórias e que acha isso muito
legal.. Ficamos emocionadas com o reconhecimento, o que ampliou nossa
responsabilidade neste ano que se inicia. Na sequência, pedimos que
elas se sentassem no chão para lermos uma história. Percebemos que essa é uma prática que
a professora utiliza, pois revelaram-se acostumadas.
Leitura do dia: "Bruxa, Bruxa, venha à minha festa?" |
De repente, a tampa da caixa afundou e uma menina visualizou o conteúdo: “- São livros”. Um menino disse: - “São papéis” ... Pensamos que a proposta seria encerrada, que perderiam o interesse, mas não...elas continuaram imaginando, hipotetizando....
Quando a caixa foi aberta,
percebemos reações de surpresa, socializadas por meio de oralidade, de
expressões faciais e movimentos: - “Nossa, São
livros”... - É a coleção do Itaú, um reconheceu.
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Após terem descoberto qual obra
estava nas caixas, as crianças sentaram no chão para conhecer a história e ler
mesmo antes de saber ler convencionalmente (na maioria dos casos). Uma lia para
a outra.
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Parabéns à Gizelia e Maria Aparecida, bolsistas Pibid Pedagogia UEMS, pela atividade!!!!
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