Na ocasião, a bolsista Suzana Cançado apresentou sua investigação acerca do Pibid UEMS da Escola Avani C. Fehlauer, orientada pela coordenadora de área da Pedagogia na referida escola:
O estudo de Caso investigou a
avaliação de duas professoras, egressas do Curso de Pedagogia da Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados, acerca da contribuição do
Projeto Trilhas para a construção do
seu fazer docente e para a aprendizagem das crianças.
As professoras que
participaram do estudo foram bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência- Pibid, nos anos de 2012 a 2015.
Para desenvolver o
estudo, a pesquisadora, inicialmente, participou das atividades do Pibid, na
Escola Municipal Avani C. Fehlauer, localizada em Dourados–MS, durante seis
meses, no ano de 2016, para conhecer o material e como ele pode ser aplicado no
trabalho com as crianças. No segundo semestre, a acadêmica realizou estudos
teóricos do material Trilhas e de autores construtivistas. Posteriormente,
foram aplicados questionários, com perguntas estruturadas e semiestruturadas,
com as colaboradoras do estudo, seguido da tabulação dos dados, da análise e da
construção de relatório. Foram definidas e analisadas algumas categorias: qual
sequência didática Trilhas vivenciada no Pibid foi significativa para as
bolsistas e o motivo; sua avaliação sobre a viabilidade de utilizar o Trilhas
na sala de aula regular; as experiências das professoras com o Trilhas após a
conclusão do curso de Pedagogia; a contribuição do Trilhas para a formação das
professoras alfabetizadoras; a contribuição do material do Trilhas para a
aprendizagem das professoras relacionadas ao planejamento de propostas ligadas
à alfabetização em uma perspectiva construtivista; quais conteúdos veiculados
no curso de Pedagogia estabeleceram diálogo com os teóricos do material enviado
pelo MEC.
Como resultado, a pesquisa revela que o Pibid Pedagogia UEMS foi
importante para a construção do fazer docente das professoras e que o uso do
material Trilhas como apoio nesse processo contribuiu muito com o resultado,
pois ajudou-as na construção autônoma do fazer docente na alfabetização,
tornando-as capazes, agra como docentes, de relacionar teoria e prática
para planejar sequências didáticas calcadas em uma postura construtivista sem
precisarem consultar o material.
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