O
PAPEL DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE
PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
Juliane Ferreira Vieira (PG-Universidade
Estadual de Maringá - UEM)
Giana Amaral Yamin (Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS)
Resumo: Este
estudo está vinculado à
investigação intitulada “O que é ser professor/a? Olhares e saberes da escola
(re)construídos das/os bolsistas Pibid/UEMS” e objetiva analisar o gênero
relato de experiência, quanto ao tema apresentado, escrito por graduandas do
curso de Pedagogia, as quais desenvolvem atividades relacionadas ao Programa de
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(Pibid). Essas atividades foram desenvolvidas em uma escola municipal de
Dourados, estado de Mato Grosso do Sul. Após realizarem o planejamento, com
orientação, as pibidianas desenvolveram as atividades propostas nas salas de
aulas e na biblioteca da escola. Em seguida, relataram por meio da escrita como
desenvolveram suas atividades. Esses relatos foram lidos e revisados pela
coordenadora de área, os quais foram devolvidos para a reescrita. São esses
relatos de experiência o corpus deste estudo, os quais são analisados quanto ao
seu papel na formação de professoras em formação, tendo em vista que se tratam
de futuras agentes de letramento. Assim, esses relatos de experiências do Pibid
foram analisados adotando a perspectiva teórica do Círculo de Bakhtin,
observando os temas que emergem de seu uso. Os gêneros são concebidos como
formas flexíveis de enunciados, não sendo vistos como estruturas fixas e
fechadas em si. As análises demonstraram que o gênero relato de experiência do
Pibid apresenta
diferentes papéis, como ser um instrumento de avaliação/reflexão
do processo de ensino-aprendizagem por parte da professora em formação; apontar
resultados de tomadas de posicionamentos político-judiciais na educação de Mato
Grosso do Sul; indicar
a avaliação de professores com relação ao Pibid e a seus conteúdos; mostrar
como é o processo de alfabetização no Pibid-Pedagogia-UEMS; demonstrar a
concepção de criança apresentada pelas professoras em formação. Verificou-se
ainda que os relatos de experiências do Pibid têm papel fundamental no processo
de ensino-aprendizagem de professoras em formação, pois proporciona o desenvolvimento
de competências linguístico-discursivas, além de se compor como um instrumento
basilar para as futuras pedagogas e também para suas vidas sociais.
Palavras-chave: Gênero relato de
experiência; Formação Docente, Pibid.
“É
POSSÍVEL ALFABETIZAR SEM CARTILHA”:
APRENDIZAGENS
CONSTRUÍDAS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
Giana Amaral Yamin
Juliane Ferreira
Vieira
Este
artigo apresenta resultados de uma investigação acerca das aprendizagens, voltadas
ao trabalho docente com alfabetização, (re)construídas por discentes do curso
de Pedagogia. A experiência foi desenvolvida por bolsistas do Programa
Institucional de Apoio à Docência (Pibid), da Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul (UEMS), com crianças de primeiro e segundo anos do Ensino
Fundamental, da cidade de Dourados (MS), nos anos de 2014 e 2015. O
planejamento das atividades das pibidianas foi orientado por autores da área
que indicam para o respeito à especificidade das crianças e pelo conceito de
alfabetização como um conjunto de experiências que oferecem múltiplas
possibilidades. Como resultado, a pesquisa revela que a experiência do Pibid contribuiu
significativamente para a construção do fazer docente das professoras em
formação, pois favoreceu a articulação da teoria e da prática no campo da
alfabetização. As bolsistas apropriaram-se de saberes que desconstruíram
modelos e concepções do ato de alfabetizar, vivenciaram metodologias que
favorecem às crianças pensarem e agirem sobre
o conhecimento, como também observaram
a mudança de postura de meninos e meninas que não aceitavam pensar sobre a
escrita. Ao mesmo tempo, as licenciadas em Pedagogia constataram que, se bem
organizados, os trabalhos em grupos são possíveis e necessários na escola e desmistificaram
concepções de que é impossível elaborar atividades para atender as hipóteses de
leitura de crianças de uma mesma turma. Somado a isso, conceitos discutidos no
âmbito do curso de Pedagogia, foram revisitados. Conteúdos como estratégias de
leitura, consciência fonológica e hipóteses de escrita passaram a ter um
sentido diferenciado. Conhecer as funções de um professor problematizador também
foi um aprendizado real, que ocorreu no Pibid para além da teoria.
Palavras-chave: Pibid,
alfabetização, formação de professores.
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