Por Larissa Valenzuela (2 ano de Pedagogia)
Antes de iniciar, ao mostrar o livro, estimulei as crianças a falarem sobre o conto, a conversar sobre suas antecipações a respeito do enredo (se o macaco conseguiria encontrar sua mãe). Poucas responderam que isso não aconteceria não. Também perguntei a elas porque a borboleta não sabia que o macaco se parecia com a mãe. E, mesmo as crianças conhecendo a resposta trazida pelo livro, e pelo trabalho que a professora realizou com a turma, não souberam responder que na história isso ocorre porque as lagartas se transformam em borboletas, e que, portanto, mães e filhos são diferentes.
Ao terminar a contação, deixei as crianças explorarem os macacos de brinquedo.
Por
fim, para a atividade de volta calma, utilizei a mesma seleção musical. Maiara,
minha companheira de Pibid, me ajudou a explorar o pano mágico e as crianças deitaram
no chão, sentindo os retalhos no seu rosto, no seu corpo, o ritmo das músicas e
da dança dos panos. Escutaram e apreciaram as músicas. Quando observamos,
algumas estavam quase dormindo e, ao terminarmos, pediram para que a atividade não
parasse. Finalizamos organizando a sala e a crianças voltaram para as
atividades da professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário