RELEITURA DE HISTÓRIAS:
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA BIBLIOTECA VIVA
Joice Gomes de Souza
Este trabalho registra o recorte
da uma experiência do Programa Institucional de Iniciação à Docência, do Curso
de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no ano de 2014.
Apresenta a sequência didática “João Jiló”, que envolveu crianças das turmas do
quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Avani
Cargnelutti Fehlauer, localizada na cidade de Dourados-MS. As atividades ocorreram nos meses de maio e
junho do corrente ano e integrou o Projeto Biblioteca Viva. Definimos como
objetivos das atividades do PIBID aproximar as crianças do acervo literário da
biblioteca da instituição e estimular o hábito da leitura, possibilitando que
elas se expressassem por meio de diversas linguagens. Como consequência, desenvolvemos
a sequência didática João Jiló, para que as crianças participassem de momentos
de leitura e ampliassem seus conhecimentos de mundo. As atividades foram desenvolvidas
uma vez por semana por meio de leituras, rodas de conversa, contações e
leituras de histórias e criações artísticas. Como culminância, organizamos a
exposição dos trabalhos produzidos e a apresentação da dramatização da história
“João Jiló”. Para analisar o proposto e o executado, baseamo-nos em registros
do diário de bordo das pibidianas, analisados com apoio de teóricos e
documentos da área da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacional da
Língua Portuguesa. Como resultado, percebemos que as crianças aproximaram-se da
biblioteca da escola e se expressaram com apoio da linguagem artística, como a
dramatização, a pintura, os desenhos de forma articulada.
Palavras-chave: Leitura - Múltiplas Linguagens - Pibid- Biblioteca
Escolar.
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Joice Gomes dos Santos
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“....ONDE
TODOS VIVIAM DORMINDO”:
CONTRIBUIÇÕES
DO PROJETO TRILHAS PARA A ALFABETIZAÇÃO
Daniele Vidal Claudino
O presente
trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2014, por meio do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Trabalhamos com o Projeto TRILHAS, uma
iniciativa do Instituto Natura em parceria com o Ministério da Educação, que
tem por objetivo oferecer às professoras alfabetizadoras um material que
proporciona o desenvolvimento da aprendizagem da lectoescrita dos alunos. O
trabalho foi realizado com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental na
Escola
Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer, localizada em Dourados, Mato Grosso do
Sul. O foco era proporcionar a inserção dessas crianças em fase de
alfabetização no mundo letrado, buscando contribuir para o desenvolvimento da
leitura, escrita e sua oralidade. A metodologia foi feita através de uma
sequência didática inserida no Caderno de Histórias com Acumulação, e explorou
o livro “A casa Sonolenta”. As atividades objetivaram estimular a memorização
das crianças a partir da repetição, de uma forma que as fizesse pensar sobre as
palavras e ler mesmo sem dominar a leitura convencional.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto TRILHAS.
Alfabetização. PIBID
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Daniele Vidal Claudino
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